Esta sexta, há uma corrida e festa de espuma para celebrar a igualdade

• A iniciativa decorre em Vila Nova de Foz Côa e envolve 30 jovens com deficiência do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia
• Ação assinala também a data do Côa Summer Fest, festival cancelado devido à pandemia

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Juvenil Gustavo Filipe (AJGF) vão organizar, esta sexta-feira, dia 31 de julho, uma corrida e uma festa de espuma nas ruas de Vila Nova de Foz Côa. A iniciativa, que arranca às 17h30, visa celebrar a igualdade, envolvendo 30 jovens com deficiência do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia.

No ano em que a FNAJ colocou a igualdade como mote central da sua ação, a Federação desafiou as associações juvenis a criarem ações inclusivas e que demonstrassem a resiliência da juventude aliada à sua capacidade de inovação e criatividade, superando as adversidades, seja qual for a sua condição. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, com a qual a AJGF pretende também assinalar a data em que aconteceria o Côa Summer Fest, festival da região organizado pela associação, que foi cancelado devido à pandemia. À semelhança do que aconteceria no dia que antecede o festival musical, a associação promove uma atividade desportiva e festiva, este ano exclusivamente para os jovens do CAO.

“São muitas as associações juvenis que viram os seus planos de atividades suspensos ou drasticamente alterados pelo momento disruptivo que vivemos, com perda de atividades nucleares, como é o caso do festival de Foz Côa. Ainda assim, incentivamos as associações a procurarem iniciativas que os mantenham ativos e mostrem a sua força nas coletividades. E porque melhor do que fazer é fazer com um propósito, desafiámo-los a abraçarem o tema da igualdade nas suas múltiplas vertentes, desde a igualdade de oportunidades, não discriminação e inclusão, onde se insere a atividade deste fim de semana”, afirma Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.
Rui Pedro Pimenta, presidente da AJGF, explica a ação: “Todos os anos a AJGF promove uma série de iniciativas, desportivas, culturais, entre outras. O Côa Summer Fest era o nosso maior evento e teria este ano a sua 10.ª edição, data que não poderíamos deixar passar em branco. Vamos, por isso, ter o habitual warm-up do festival, com uma corrida (ou caminhada), que terminará numa festa de espuma, com espaço também para jogos e insufláveis, para que os participantes estejam distribuídos em diferentes zonas mantendo a distância de segurança. Com a participação do CAO, aproveitamos para chamar a atenção para as questões da igualdade, tema que merece sempre ser lembrado, e proporcionar àqueles jovens um dia diferente”.

Apesar dos jovens partilharem o espaço da instituição, no evento serão cumpridas todas as regras de segurança impostas pela DGS. A corrida, que será ao ar livre, vai decorrer em ruas fechadas para o efeito, evitando a circulação de outros transeuntes. Na festa de espuma, o grupo será dividido pelos diferentes espaços, para garantir o distanciamento, e todos vão usar máscara de proteção, que faz parte de um kit Côa Summer Fest que será distribuído por todos os participantes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia