ESEV promove debate intergeracional NOVOS & VELHOS

TICAS DO SEMINÁRIO

Práticas de envelhecimento feliz, livre e autónomo, que incluem vídeos virais, um projeto iniciado por duas mães que ajuda as crianças no seu desenvolvimento holístico, boas práticas em dinâmicas intergeracionais e a ligação dos mais pequenos com o mundo rural através da arte ancestral do linho estão em destaque nesta edição.

Tendo como objetivo maior debater e partilhar informação para inspirar boas práticas, o seminário “Novos & Velhos: desafios da investigação e das práticas”, em sétima edição, decorre no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 14h00, no Auditório da ESTGV, e conta com convidados de excelência, com grande reconhecimento e visibilidade a nível nacional. Ângelo Valente e Sofia Nunes, da interAGE powered by siosLIFE; Ana Rita Casalta e Filipa Santos, da Beecome Montessori way; Diogo Batalha, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria – Hospital D. Manuel de Aguiar, conhecido pelas suas participações públicas em televisão, e Cristina Gomes, Isabel Abrantes e Anabela Novais, docentes da ESEV e investigadoras da Academia do Linho, são os conferencistas convidados do evento. A imagem desta edição foi realizada por alunos da licenciatura Tecnologias e Design Multimédia.

Mais informações e inscrições, gratuitas e abertas à academia da ESEV e à comunidade educativa envolvente, em http://www.esev.ipv.pt/novosevelhos/

O primeiro painel, alusivo à “intervenção com novos e velhos”, conta com a participação de Sofia Nunes, gerontóloga, e Ângelo Valente, animador sociocultural, ambos dinamizadores das atividades e projetos do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, que se tornaram um caso de popularidade (nacional e internacionalmente). Apresentam-se como “promotores da juventude enquanto estado de alma, não importando a idade que se tem, o que se tem ou o que já não se tem”. Atualmente, concretizam a sua missão na interAGE powered by siosLIFE realizando workshops, eventos e consultoria no sentido de mover a sociedade para um envelhecimento feliz, livre e autónomo, potenciando uma sociedade mais integradora, mais livre e mais feliz.

Participam ainda neste bloco Filipa Santos e Rita Casalta, apaixonadas pela Pedagogia Montessori. “Acreditamos que cada criança é única e especial, com um enorme potencial e que deve explorar o mundo dentro dos seus interesses. Se fornecermos o necessário, a autonomia e liberdade com limites, levarão ao desenvolvimento de um adulto bem formado, consciente e plenamente seguro de si.” A Pedagogia Montessori ajuda a criança no seu desenvolvimento holístico (mente, corpo e emoções), sendo baseada na observação sistemática da criança. Das ideias de Maria Montessori, que inspiram escolas e educadores há décadas em vários países, nasceu a Beecome: um sonho de duas mães em levar a educação para a paz a mais famílias.

O segundo painel, alusivo à “intervenção intergeracional”, conta com a participação de Diogo Batalha, mestre e doutorando em Gerontologia, bem conhecido do público em geral pelas suas participações públicas em televisão. A sua diversificada experiência e voz ativa como gerontólogo tornam a sua participação especialmente relevante para a discussão das questões de envelhecimento no Portugal contemporâneo, com enfoque no papel das relações e aprendizagens intergeracionais.

Ainda nesta temática, Cristina Gomes, Isabel Abrantes e Anabela Novais, docentes da ESEV, apresentam o projeto educativo Academia do Linho. Conhecer de perto a arte ancestral do linho e participar deste ciclo anual, vestindo a pele de repórter, investigador e agricultor, foi o desafio que a Academia do Linho de Várzea de Calde colocou a crianças e jovens, em pleno mundo rural. O projeto resultou da parceria instituída entre o Município de Viseu, as escolas superiores de Educação e Agrária do Politécnico de Viseu, Cooperativa do Linho, Grupo Etnográfico e do Museu do Linho de Várzea de Calde. Os dias da Academia do Linho foram dias de aprendizagem informal e de encontro intergeracional, onde as crianças vivenciaram experiências do quotidiano associadas ao ciclo do linho e desenvolveram atividades de exploração sobre o ambiente e o mundo rural, em interação com uma comunidade local de agricultores e tecedeiras que mantem as práticas ancestrais de cultivo e transformação desta matéria prima com tanta tradição na região de Viseu.

A iniciativa “Novos & Velhos: desafios da investigação e das práticas” integra-se no programa comemorativo dos 40 Anos do Politécnico de Viseu.

Novos & Velhos

O seminário “Novos & Velhos: desafios da investigação e das práticas” é organizado pelo Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu. Realiza-se anualmente, destinados aos alunos da licenciatura em Educação Social e do mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, assim como dos cursos ligados à formação de professores (licenciatura em Educação Básica e mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico).

Resulta de uma colaboração entre as unidades curriculares Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas e Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens. Nas várias edições, o seminário aborda aspetos de intervenção e de investigação nas áreas da infância, juventude e velhice, permitindo a discussão de aspetos específicos e transversais às populações e contextos em causa com a participação de atores envolvidos em projetos diversificados.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia