ESEV prepara a primeira edição de “Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

A Escola Superior de Educação (ESEV) do Politécnico de Viseu (PV) concebeu e desenvolveu um estudo piloto com o objetivo de implementar, pela primeira vez em Portugal, a realização de “Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência’’, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa primeira fase, o projeto “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência”, que já envolveu cerca de 200 professores do 1.º CEB do distrito de Viseu, inicia no próximo sábado, dia 30 de janeiro, um curso de formação “Recursos científicos e didáticos para a Educação em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, que conta com a participação de 30 docentes. Coordenadas pela ESEV, com a colaboração de docentes de todas as escolas superiores do PV, as Mini-Olimpíadas, estão agendadas para junho de 2021.

Promover a literacia científica junto dos mais jovens, alunos do primeiro ciclo, entre os 6 e os 10 anos, e colaborar na formação científica contínua dos professores, partilhando conhecimento, são os grandes objetivos do projeto. Pretende-se, através do potencial das Olimpíadas, divulgar a ciência, motivar alunos para as áreas científicas, estimular novas aprendizagens, ajudar a aplicar novas metodologias em contexto escolar e identificar problemas na Educação em Ciências. “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência” realiza-se no âmbito dos projetos de Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica do Politécnico de Viseu [PROJ/IPV/ ID&I/023], com financiamento da Caixa Geral de Depósitos, e conta com a cooperação das Sociedades Portuguesas de Física e Química, Sociedade Geológica de Portugal, Ordem dos Biólogos, Agência Ciência Viva, Association of Polar Early Career Scientists e a International Association for Geoethics.

O curso de formação “Recursos científicos e didáticos para a Educação em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico” é composto por seis sessões, num total de 25 horas. A primeira sessão, subordinada à temática da “Educação Ambiental”, decorrerá no dia 30 de janeiro a partir das 9h00 e tem como convidados José Xavier, professor da Universidade de Coimbra e um dos maiores investigadores internacionais de ciência polar, Sofia Lucas, diretora do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, e Adriana Galveias e Filipe Carmo, gestores de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento.

Astronomia (6 de fevereiro), Terra/Água/Ar (13 de fevereiro), Eletroestática e Eletromagnetismo (20 de fevereiro) e Corpo Humano (27 de fevereiro), são as outras sessões temáticas, com a duração de 4 horas cada. O curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação (CCPFC/ACC-109845/20), encerra no dia 13 de março, com a sessão de avaliação final dos formandos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia