No dia 30 de janeiro, comemorou-se, na Escola Secundária Viriato, o Dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz. Esta data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano e nomeado várias vezes para Prémio Nobel da Paz, Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, docentes, pais e governantes para a necessidade de uma educação permanente para a paz, que promova valores tais como, a tolerância, a igualdade, a solidariedade, a cooperação, a não-violência e o respeito pelos outros.
Assim, no passado dia 30 de janeiro, o grupo de Promoção da Educação para a Saúde da escola promoveu atividades que envolveram a apresentação da peça de teatro “O Resgate da Ana”, levada à cena pelo Clube de Teatro da Escola Secundária Viriato e momentos de reflexão, onde alunos do ensino básico, professores e a psicóloga escolar tiveram a oportunidade de debater a problemática.
Neste dia, foi também pedido a todos os professores que promovessem, nas suas turmas, a visualização e reflexão de pequenos vídeos da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, relativos à prevenção da violência, abrangendo assim toda a comunidade escolar.
Fomentar a comunicação entre todos, prevenir situações de violência e incrementar a amizade são sempre preocupações na escola.