ESAV MARCA PRESENÇA NO IX CONGRESSO DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA DO HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO

O corpo docente e discente da Escola Superior Agrária (ESAV) do Politécnico de Viseu marcou presença no XV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro e IX Congresso de Enfermagem Veterinária, que decorreu no passado fim de semana, dias 22 a 24 de fevereiro, no Europarque – Centro Cultural e de Congressos, subordinado ao tema “Dermatologia sem segredos”.

 

Aquele que é atualmente o maior evento científico na Medicina Veterinária dos animais de companhia em Portugal, contou com cerca de 3.519 congressistas (500 enfermeiros veterinários ou estudantes da licenciatura em Enfermagem Veterinária), oradores de renome nacional e internacional e um programa de elevado nível científico, com atualizações recentes sobre novas técnicas de diagnóstico em Dermatologia Veterinária, novos protocolos terapêuticos e de cuidados de enfermagem, em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes dermatológicos de quatro patas.

 

As comunicações científicas deram ênfase ao papel do Enfermeiro na obtenção da história pregressa na consulta de dermatologia, na obtenção de amostras com vista ao diagnóstico, na aplicação de cuidados de enfermagem e terapêuticos prescritos pelo Médico Veterinário, na comunicação com os tutores, na informação sobre cuidados preventivos, maneio e gestão de pacientes alérgicos, cuidados a continuar no domicílio, na interpretação e valorização de sinais, sintomas, lesões primárias e secundárias.

 

Do programa científico, pela sua originalidade, destacamos a importância dada ao papel do Enfermeiro Veterinário nos meios complementares de diagnóstico e na identificação das alergias cutâneas, abordada nas comunicações do professor Lluis Ferrer, docente da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), em Espanha, reconhecido pelos seus trabalhos de investigação e inúmeras publicações em Dermatologia Veterinária. Relevo de igual modo para a comunicação intitulada “Segredos da Dermatologia Veterinária”, toda ela assente no lançamento de questões curtas para serem respondidas pelos congressistas na audiência, ministrada por outro dos melhores comunicadores do evento, o Dr. Carlos Vich, diplomado pela European School for Advanced Veterinary Studies em Dermatologia e membro da European Society of Veterinary Dermatology.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No espaço comercial do congresso decorreram também palestras científicas, comerciais e diversos momentos lúdicos, tendo permitido um espaço de convívio, onde foi possível reencontrar diplomados da ESAV, a trabalhar em várias regiões do país e em diversos países da Europa. Na verdade, sobre a imponência do espaço comercial do Europarque, uma das maiores salas de congressos do país, importa ainda salientar que se é verdade que o Enfermeiro Veterinário não possui poder negocial decisório, também é verdade que ele é o profissional que ocupa o “front desk” dos Centros de Atendimento Médico-veterinários (CAMVs) e, dadas as suas competências comunicacionais com o tutor, constitui uma excelente interface de venda de produtos que melhorem a qualidade de vida e saúde dos pacientes animais que sejam úteis a facilitar a vida dos tutores.

 

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu participou, massivamente, com a presença de aproximadamente duas centenas de estudantes e enfermeiros licenciados, tendo também estado representada na presidência das mesas do Congresso de Enfermagem Veterinária. Uma participação com um inestimável retorno científico, pedagógico e profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A próxima oportunidade de atualização e formação será o Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária (CIEV), evento bianual, organizado pelas cinco Escolas Agrárias que ministram o curso de Enfermagem Veterinária e que, ao fim de um ciclo de 10 anos, regressa à Escola Superior Agrária do IPV, onde decorreu também a sua primeira edição. O evento decorrerá a 25 e 26 de outubro de 2019 na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu