Entrudo de Lazarim inspirou Desfile de Carnaval em Lamego

2990
O Entrudo de Lazarim foi este ano “rei e senhor” do Desfile de Carnaval Escolar organizado pelo Município de Lamego que levou cerca de 1800 crianças das creches e jardins de infância do concelho a percorrerem juntas as principais ruas e avenidas da cidade. À cabeça do cortejo, um grupo de caretos deu ainda mais animação e alegria a esta iniciativa que procurou sensibilizar toda a comunidade para a importância da preservação e divulgação deste património cultural de grande relevância. Recorde-se que a Câmara Municipal está a candidatar a Máscara de Lazarim a Património Cultural Imaterial da Humanidade com o objetivo de preservar uma tradição que assume maior protagonismo nesta altura. O Presidente Ângelo Moura e os vereadores em permanência assistiram ao desfile.
Como o mote deste ano foi o Entrudo mais genuíno do país, os disfarces dos jovens foliões foram elaborados tendo como referência os tradicionais trajes e máscaras envergados pelos Caretos, valorizando ainda a reutilização de materiais dentro deste contexto. Esta tarefa foi acarinhada pelos pais, encarregados de educação e por toda a comunidade escolar que promoveram um importante símbolo cultural elogiado pelo público que esta manhã assistiu ao cortejo.
Os estabelecimentos de ensino e instituições de solidariedade social participantes na edição deste ano do Desfile de Carnaval Escolar foram os seguintes: Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Agrupamento de Escolas da Sé, Colégio de Lamego, Patronato Nun`Alvares Pereira, Escola Profissional de Lamego, Escola de Formação Social Rural, Centro Infantil “Mãe Admirável”, APITIL, Associação Infantário e Jardim Infantil “O Pintinhas”, Patronato S. José, Santa Casa da Misericórdia de Lamego e Associação Portas P’ra Vida.