Encontros literários de Viseu Tinto no Branco abrem-se ao mundo num formato 100% digital

O festival literário Tinto no Branco, em Viseu, conta este ano com o regresso de Mia Couto, tem o ator António Fagundes e a enóloga Jancis Robinson, entre convidados, e assume a designação “encontros”, numa edição totalmente em ‘streaming’.

“Este ano o Festival Literário Tinto no Branco perde propositadamente o termo festival, para não haver más interpretações, e assume o termo ‘encontros literários'”, disse hoje o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Jorge Sobrado.

A iniciativa Tinto no Branco – Encontros Literários de Viseu vai decorrer de 04 a 06 de dezembro e “vai ser 100% digital e 100% local”, sublinhou, mantendo no entanto a expectativa de assim chegar a novos mercados e a outras latitudes da lusofonia, como Brasil e Moçambique.

Jorge Sobrado explicou que o programa “será realizado exclusivamente em ‘streaming’, com as sessões ao vivo e sem qualquer público presente”, “grande parte das quais a partir da Casa do Miradouro”, em Viseu, onde a programação hoje foi hoje apresentada aos jornalistas.

Em ‘streaming’ fora de Portugal estão, desde já assumidas, as participações dos convidados do Brasil, os atores António Fagundes e Patrícia Pillar e o jornalista e escritor Afonso Borges, e, do Reino Unido, a crítica de vinhos Jancis Robinson. Estes convidados “marcarão presença a partir dos seus países”, através do endereço “tintonobranco.pt”.

Este ano, continuou o vereador, “há uma atenção especial ao Brasil, e acontece num ano em que Viseu se dedica ao cinema e artes visuais”. Nesse sentido, António Fagundes e Patrícia Pillar são convidados, “não só pela projeção na televisão e cinema, como também por todo o trabalho realizado com adaptações literárias, também no teatro”.

“A aclamada crítica de vinhos, britânica, atualmente colunista do Financial Times e responsável pela garrafeira da Rainha de Inglaterra, Jancis Robinson, vai estar à conversa, numa ‘entrevista de vida’, com Carlos Lucas, durante a qual, certamente, o vinho do Dão, que também conhece, vai ser um dos assuntos principais”, destacou Jorge Sobrado.

Mia Couto está de regresso ao festival, a partir de Moçambique, e, este ano, será à conversa com o cineasta seu compatriota Sol de Carvalho, que realizou o filme “Mabata Bata”, em 2017, inspirado num dos primeiros contos de Mia Couto, “O dia em que explodiu Mabata Bata”, de 1986.

A atriz Rita Blanco é outra das convidadas e estará à conversa com Patrícia Pillar, assim como o jornalista e escritor Rui Cardoso Martins, que escreveu a peça “Última Hora”, incluída na temporada do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, que conversará com os irmãos Rapazote.

“Dois irmãos gémeos, o Afonso e o Bernardo, naturais de Viseu, que se têm destacado no mundo do audiovisual”, evidenciou Jorge Sobrado, recordando a seleção do filme de ambos “Corte”, para o programa Cinéfondation do Festival de Cannes.

Os autores Dionísio Vila Maior e Jorge Marques têm sessões marcadas para apresentarem os seus livros, assim como Isaque Ferreira e Rui Spranger, que têm agendado um espetáculo de poesia para a noite de sábado.

De 04 e 06 de dezembro, há igualmente destaque para sessões com os viseenses Alberto Correia, que apresentará uma edição municipal “Viseu Sabe Bem”, em conversa com o ‘chef’ Diogo Rocha e o historiador Luís Fernandes.

Esta sessão sucede à abertura dos encontros literários, que está agendada para as 18:00, do dia 04 de dezembro, com uma sessão orientada por Mário Augusto, que “fará uma espécie de ‘quizz’ à volta do cinema e da literatura”.

O produtor dos “encontros”, Tito Couto, da Booktailors, não poupou elogios à Câmara Municipal de Viseu por manter a iniciativa num ano de pandemia, e considerou que, “com esta edição digital, o festival chegará a novos mercados e a outras latitudes do mundo lusófono”.

O presidente da Câmara, António Almeida Henriques, acrescentou que o festival “vai muito além do mundo lusófono, porque também chegará aos estudantes e amantes da língua portuguesa” e “de forma segura, porque é na segurança da casa de cada um, no quentinho da lareira, com a família, num fim de semana diferente”.

“É um convite para ficar em casa em tempos de pandemia. Um fim de semana em que poderemos fazer quase tudo o que temos feito nos anos anteriores, no Solar do Vinho do Dão, mas desta feita em casa, na nossa segurança, a degustar a nossa comida e o nosso vinho do Dão”, desafiou António Almeida Henriques.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia