Eletrodomésticos novos? Descobre aqui como poupar ao máximo!

438

Vivemos num momento de consciencialização ambiental. Poupar recursos naturais e evitar o desperdício é dever de cada um de nós. Especialmente quando compramos novos aparelhos, as dicas de poupança de energia são muito úteis para aqueles que querem evitar o desperdício no uso de eletricidade, porque começamos a lidar com um novo aparelho que ainda não conhecemos. Trouxemos algumas dicas para poupar mais eletricidade e ajudar o planeta e o seu bolso.

 

Cada aparelho tem hoje uma etiqueta que contém a sua eficiência energética. Os aparelhos com “A” na eficiência energética são os mais económicos. Por outro lado, os aparelhos classificados como “G” são os que mais consomem eletricidade.

 

A diferença de consumo pode ser 5 vezes menor se um aparelho classificado como “G” for substituído por outra eficiência “A”. No entanto, este não é o único ponto a analisar. Por exemplo, depois de trocar o seu antigo frigorífico por um novo que tenha um consumo de energia eficiente, lembre-se de nunca o deixar perto do fogão (ou de outra fonte de calor, como a luz solar), pois acaba por necessitar mais do sistema de arrefecimento.

 

Sabes aquela coisa de pendurar roupas atrás do frigorífico para secar? Nada feito, porque dificultam a evaporação da água removida, além de sobrecarregar o compressor. Dica dourada: Memorize o que precisa para pegar e agarrá-lo de uma só vez, evite abrir sempre o frigorífico. Por último, verifique se as borrachas das portas estão armazenadas para evitar fugas e descongele-as regularmente se não tiver o processo de descongelação automático.

 

As máquinas de lavar consomem para além da eletricidade, da água. Os modelos que lavam com água quente usam ainda mais energia, por isso programam as máquinas de lavar e os pratos para lavagens a 40ºC em vez de 60ºC e pouparão cerca de 40% no consumo de energia destas máquinas. Tente recolher grandes quantidades de roupa e lavá-las de uma vez. Agende dias específicos da semana e lave a roupa. Evite utilizar a máquina todos os dias. É importante manter os filtros limpos e não abusar da quantidade de sabão para evitar uma segunda lavagem.

 

Se também tem um novo ar condicionado em casa, saiba que é um dos aparelhos que gasta mais energia em casa, especialmente no verão, quando é mais utilizado. Para reduzir o seu gasto energético, mantenha a temperatura ideal de ar condicionado de acordo com o ambiente e não se esqueça de fechar as portas, janelas e cortinas da sala. Isto é essencial e impede que o seu dispositivo funcione para além do necessário. Outra dica importante é manter os filtros de ar condicionado limpos para não desperdiçar energia.

 

Se mesmo com todas estas dicas, ainda acredita que há algo de errado com o consumo de energia por aparelhos, não adie e faça check-up. Muitos problemas são realmente silenciosos e esperar para resolver pode agravar-se. No site www.reparacaosegura.pt/ pode agendar uma visita com um dos técnicos especializados que o podem informar melhor se algum aparelho está a consumir mais energia do que deveria. A empresa serve em todo o país e entrega resultados em apenas 48 horas.

 


TAG