Ecopista do Vouga inaugurada até final de junho – Comunidade Intermunicipal

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, avançou que a ecopista do Vouga, que custará mais de três milhões de euros, deverá ser inaugurada até ao final de junho.

“Esperamos fazer a inauguração de todo o seu traçado, que vai ligar atrás do tribunal à ecopista do Dão, ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou Nuno Martinho aos jornalistas, durante a apresentação da estratégia que a marca Viseu Dão Lafões levará à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Segundo Nuno Martinho, a CIM “tem vindo a fazer um esforço muito grande” para ter “um produto compósito de turismo natureza, muito alicerçado e ancorado” na já existente ecopista do Dão, que tem 50 quilómetros, e na futura ecopista do Vouga, que terá 66 quilómetros.

A ecopista do Vouga, sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga, atravessará os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Na cidade de Viseu, terá ligação à ecopista do Dão, que passa também pelos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

“Ter este percurso todo ciclável de turismo natureza Dão e Vouga é estratégico”, frisou o responsável, acrescentado que se trata de “uma grande porta de entrada” na região.

A obra encontra-se numa fase final, considerada “a fase mais difícil”, atendendo a que diz respeito ao troço “que não está dentro do espaço canal da antiga linha do Vouga”, explicou.

O presidente da CIM e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse que “houve variantes que já foram feitas, atravessamentos, casos em que os particulares ocuparam o canal”, e estas situações tiveram de ser resolvidas.

“Estou muito esperançado com este equipamento. Sei qual foi o impacto da ecopista do Dão no desenvolvimento da região”, sublinhou o autarca, considerando que foi, “talvez, o equipamento mais visitado e mais utilizado” da região.

Fernando Ruas contou que, no concelho de Viseu, estão a ser construídos, por iniciativa privada, ‘bungalows’ junto à ecopista do Dão, permitindo aos seus utilizadores pernoitar.

Segundo o autarca, este investimento privado está “a contar com a junção destas duas ecopistas, que seguramente trarão muito mais gente” à região.

“Ontem (terça-feira) visitei um espaço que tem já a possibilidade de as pessoas fazerem a ecopista e dormirem na lateral, retomando a ecopista a seguir”, contou.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões referiu que “a ecopista do Dão vale muito por si, mas obviamente que, pela sua ligação física à ecopista do Vouga, a capacidade de atração e notoriedade” será ainda maior.

Nuno Martinho lembrou que a ecopista do Dão ligará também, na zona do Vimieiro (Santa Comba Dão), à futura ecovia do Mondego.

A inauguração do primeiro troço da ecopista do Dão aconteceu em abril de 2007. Em julho de 2011, foi inaugurado o restante troço, que atravessa os concelhos de Tondela e de Santa Comba Dão, num total de cerca de 50 quilómetros.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia