Ecopista, Antiga Linha Vale do Vouga

A FORÇA…, OU A FORÇA DA RAZÃO!

 

Longo vai o ano de 2003, em que a Câmara Municipal de Viseu adquiriu à REFER o terreno por onde circulava o comboio do Vale do Vouga (que Deus haja) para construir mais uma ecopista. (tanta despesa, para tão pouca utilização…).

Acontece, nem tudo tem sido pacífico, como está a acontecer, desde maio de 2007, no espaço entre Moselos e Travanca, junto à rua do Vale da Telha, em terrenos pertencentes a António Bernardo e à filha Fernanda Almeida, que está em guerra com o Município de Viseu, com início em 21 de março de 2007, ao tentar entrar, pela força, com a Polícia Municipal, a proteger retroescavadoras para derrubar mais de uma dezenas de oliveiras, plantadas ao longo de 80 metros por onde passava o comboio.

António Bernardo e filha Fernanda Almeida tudo tem feito, junto da autarquia para provar que aquele espaço de terreno lhe pertence.

 

 

O advogado dos proprietários, argumentou junto da edilidade: – “António Bernardo tinha sido contactado por dois engenheiros da antiga CP reconhecendo que o espaço da linha, pertencia ao prédio adquirido pelos atuais proprietários, dado que a CP os tinha abandona e nunca havia adquirido o espaço por onde passava a via férrea”.

Assim, António Bernardo e sua filha Fernanda, ao longo destes anos, tudo tem feito para que a
ecopista não passe ao meio da propriedade onde pastam animais, aceitando, todavia, que ocupe terreno dos mesmos proprietários junto à Rua Vale da Telha, muito mais favorável.

Nesta segunda-feira, logo pela manhã, uma dezena de agentes da GNR e Polícia Municipal de Viseu protegeram grandes e potentes máquinas retroescavadoras para retirar as enormes pedras que ali foram colocadas de modo a que ecopista não prosseguisse.

Neste espaço de tempo, houve diálogo civilizado entre agentes e proprietários do terreno, puxando cada um, a brasa à sua sardinha, os proprietários amostrarem documentação, junto do advogado e os agentes aconselhando para deixassem avançar as máquinas para a construção da ecopista.

Até que o “quero, posso e mando”, deu ordem para que as máquinas avançassem, retirando as enormes pedras que nem as potentes máquinas mexiam.

O advogado confortava os proprietários que, imediatamente, seguiam para o tribunal no intuito de apresentar ação cautelar.
Assim, vamos aguardar, por mais alguns anos, para se saber se a ecopista passa pelos terrenos de António Bernardo e filha Fernanda Almeida.

Fernando de Abreu

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal