Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 termina com gala e homenagens

O Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 realiza a gala de encerramento no sábado, em Sernancelhe, depois de um ano com 600 atividades que promoveram a região, valorizaram os produtores e os viticultores que preservam a paisagem.

“O evento marca o ponto final do Douro Cidade Europeia do Vinho, distinção que permitiu ao Douro capacitar, promover e refletir o vinho enquanto produto endógeno e atrativo turístico de um território com 19 municípios”, afirmou, citado em comunicado, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago.

O também presidente da Câmara de Sernancelhe, distrito de Viseu, acrescentou: “Foi igualmente uma oportunidade para valorizarmos os produtores e trabalhadores da vinha, que contribuem na sua atividade laboral para a preservação da paisagem e do nosso reino maravilhoso”.

A gala será um momento de homenagem aos viticultores, escritores e individualidades do panorama nacional que, nas suas áreas, contribuíram diretamente para o desenvolvimento da região e foram parceiros da Cidade Europeia do Vinho.

Serão homenageados os “obreiros do Douro”, ou seja, os mais de 23 mil vitivinicultores que “trabalham a vinha e o vinho no Douro e são promotores económicos indispensáveis para o sucesso da região”.

E será também destacado o papel que os escritores do Douro têm na afirmação do território, pelo que serão homenageados, entre outros, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e Guerra Junqueiro.

“A gala de encerramento será um momento em que reviveremos um ano de intensa promoção do Douro, de afirmação da região no panorama nacional e internacional, através de mais de 600 atividades que englobaram conferências, ‘workshops’, espetáculos e provas de vinho nos 19 municípios do nosso território”, salientou Carlos Silva Santiago.

Um dos momentos altos do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 foi a celebração, por escolha do Presidente da Republica, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na cidade do Peso da Régua, distrito de Vila Real.

O objetivo do evento programado para sábado é lembrar “todos aqueles que, com a sua ação, conseguiram elevar o nome do Douro, fazendo jus ao lema da candidatura duriense “All Around Wine, All Around Douro” (tudo à volta do vinho, tudo à volta do Douro).

“Uma marca que afirmámos em Portugal e na Europa e que contribuiu diretamente para o desenvolvimento do nosso território”, sublinhou o presidente.

A gala conta com a presença de artistas como Áurea, Maro, com a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, do concelho de Sernancelhe, e inclui outros momentos musicais e artísticos com grupos da região.

A distinção da Cidade Europeia do Vinho 2023 foi atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e tem como objetivo promover o vinho e respetivos produtores nos países associados, assim como território europeu e internacional.

Nesta gala, segundo a organização, pretende-se assinalar também a passagem de testemunho do Douro para vários municípios da região de Piemonte, Itália, que em 2024 ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia