Doçaria, Orquestra Filarmonia das Beiras e vias-sacras na agenda pascal de Viseu

O fim de semana do “Viseu Doce”, o concerto no domingo de Páscoa da Orquestra Filarmonia das Beiras e as tradições culturais e religiosas, como a via-sacra, em diversas freguesias, marcam a agenda pascal em Viseu.

Na apresentação de hoje da programação para o período pascal, entre 16 de março e 01 de abril, o Município de Viseu destacou eventos como o Viseu Doce, que abre a época e regressa a uma unidade hoteleira que acolhe o certame pela quarta vez.

“Vai acontecer no local que é habitual, mas em próximas oportunidades vamos fazê-lo no sítio indicado que, futuramente, será o Mercado 2 de Maio, quando estiver plenamente em funções”, justificou o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

Assim, 15 doceiros dos concelhos de Viseu, Vouzela, Castro Daire e Resende, apresentam nos dias 16 e 17 “o que de melhor se faz na região em termos de doçaria”, destacou o presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu.

Gualter Mirandez acrescentou que também estarão no evento cinco produtores de vinho da região do Dão num “encontro doce, que é um êxito, e que tem juntado milhares de pessoas durante os dois dias”.

A vereadora da Cultura, Leonor Barata, destacou o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, na tarde do domingo de Páscoa, 31 de março, na igreja do Seminário Maior de Viseu, com “um reportório especial e adequado à época” pascal.

Leonor Barata sublinhou que será também a primeira vez que a orquestra se apresenta em Viseu sob a direção do novo maestro, Jan Wierzba, a que se juntam vozes como as do contratenor João Pedro Azevedo e o barítono Tiago Matos.

“Há também uma série de comemorações que são de índole tradicional e religioso que estão muito presentes na programação da nossa comunidade e que acontecem um pouco por todas as freguesias, num verdadeiro roteiro pascal”, apontou.

Leonor Barata destacou ainda a apresentação do novo álbum, “O povo que já não canta”, d’ O Marta, no dia 23, assim como a programação da iniciativa municipal “Dizer Poesia, que decorre entre os dias 21 e 24.

A vereadora acrescentou que “há também outras iniciativas culturais a decorrer” no concelho, e que têm o apoio do Município de Viseu, como o festival internacional de Dança Jovem, da companhia Lugar Presente, e o ciclo de cinema da Short/Age.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia