Dizer Poesia anima Viseu em março com quatro dezenas de iniciativas

Quatro dezenas de iniciativas compõem o programa do Dizer Poesia, que animará a cidade de Viseu entre 21 e 24 de março, evocando Camões, no ano em que se comemoram os 500 anos do seu nascimento.

Na terceira edição do Dizer Poesia, o município de Viseu propõe “40 ações, entre espetáculos, concertos, performances, sessões de leitura, atividades para as crianças, lançamentos de livros e exposições”, avançou hoje a vereadora Leonor Barata.

Contrariamente ao que aconteceu nas edições anteriores, nas quais o Dizer Poesia esteve muito centrado na Casa Amarela, este ano o evento chegará também a espaços como o renovado Mercado 2 de Maio, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade e o Museu Keil Amaral.

Segundo Leonor Barata, o aniversário do poeta Luis Vaz de Camões, o “príncipe dos poetas”, é “um ótimo mote para o Dizer Poesia”.

“Temos a oportunidade de, a partir de Camões, chegarmos a muitos outros universos”, afirmou a vereadora da Cultura, acrescentando que o objetivo é “utilizar os conteúdos literários para potenciar uma série de outras atividades que servem como descodificação da própria obra literária”.

No primeiro dia do Dizer Poesia, o Mercado 2 de Maio acolherá a fadista Lina, com o seu segundo álbum, “Fado Camões”, numa colaboração com o produtor e músico britânico Justin Adams.

No dia seguinte, será apresentado “RUGE – Poemas e Canções”, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves que, segundo Leonor Barata, “fazem uma espécie de concerto comentado e declamação de vários poemas”, cruzando palavras escritas, cantadas e faladas.

Já a artista Capicua misturará canções e poemas declamados, entre o rap e a palavra dita, a rima e a prosa poética, no dia 23.

“Vem no seguimento daquilo que temos tentado desenvolver nas últimas duas edições, em que associamos estas novas musicalidades à questão poética”, explicou a vereadora.

O concerto do último dia será “Do Amor e da Glória em Camões”, com composição musical original e interpretação de Rui de Luna, Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação, e decorrerá no Teatro Viriato.

A poesia sairá à rua e irá ao Rossio, onde estará uma exposição temática com uma seleção de poemas de Luís de Camões, dando oportunidade a quem passa de interagir com a obra do poeta.

“É bom tratar os poetas por tu, para poder dizer ‘gosto mais deste e menos deste’”, considerou Leonor Barata.

A vereadora destacou também as visitas guiadas feitas pelo Grupo OFF “no centro e em locais menos convencionais”, durante as quais “vão abordar tanto Camões, como Aquilino [Ribeiro], Judith Teixeira e Luís Miguel Nava, entre outros”.

“Vão ser pequenos recitais espalhados pelo centro da nossa cidade”, avançou.

Um espaço ‘lounge’ para “cada um a seu tempo” ouvir a ‘playlist’ “Camões ao Ouvido”, com temas do poeta ditos por jovens viseenses e convidados, e a ‘spoken word’ (formato de poesia) de Pedro Freitas, conhecido como o “Poeta da Cidade”, são outras iniciativas do programa destacadas por Leonor Barata.

Pedro Freitas estará em Viseu para apresentar o seu trabalho “Ela – Metafisicamente d’outro Mundo”, interpretando os textos em conjunto com ambiências sonoras.

Também os mais pequenos poderão contactar com o universo literário, através do cinema, da música, da escrita, do teatro e das artes plásticas.

No âmbito desta terceira edição do Dizer Poesia, os jovens entre os 15 e os 18 anos residentes no concelho de Viseu são desafiados pelo município a apresentarem trabalhos e obras em áreas como “o ‘spoken word’, a poesia, o ‘poetry slam’, o ‘stand-up’ ou o discurso convencional”.

As candidaturas encontram-se abertas até 10 de março, sendo os resultados divulgados no último dia do Dizer Poesia.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia