Discussão do mapeamento do programa comunitário PROVERE

1457

Realizou-se,ontem, em Moimenta da Beira, uma reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIMDOURO.

Durante a manhã entre outros assuntos, de âmbito mais geral tendo em conta o contexto pandémico em que vivemos, foi discutido o mapeamento do programa comunitário PROVERE, nomeadamente os projetos municipais e sua reprogramação, ainda a executar no âmbito deste financiamento.

Já no período da tarde esteve em discussão a rede de Transportes públicos de passageiros, no território da CIMDOURO, sendo que aplicação do programa PROTransP é fundamental para o apoio aos compromissos dos municípios junto das operadoras para poderem continuar a prestar o serviço de transporte às populações, com especial relevância para o transporte escolar.

Das decisões tomadas, destacam-se o modelo de financiamento deste tipo de transportes no território, bem como uma reanálise do estudo tendo em vista o lançamento do procedimento concursal, relativo ao serviço de transporte público de passageiros.

A CIM do Douro integra 19 municípios, Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.