Diogo Rocha é distinguido “Chef do Ano” nos prémios da Revista de Vinhos

2292

O chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, que integra a Quinta de Lemos, em Viseu, foi considerado “Chefe de Cozinha do Ano” pela Revista de Vinhos, publicação de referência no sector vínico e gastronómico nacional. Esta distinção acaba de coroar o ano intenso e muito positivo do chef, que conquistou em novembro de 2019 a primeira Estrela Michelin.

“Este prémio representa mais um reconhecimento do trabalho que temos realizado no Mesa de Lemos e isso não poderia deixar-me mais feliz”, afirmou Diogo Rocha. “Para mim, é também muito gratificante ajudar a descentralizar o ‘fine-dining’ no meu país, e mostrar que fora dos grandes eixos e centros urbanos se faz gastronomia com muita qualidade”.

Os prémios foram entregues durante um jantar que reuniu cerca de 900 convidados, entre produtores, distribuidores, chefs de cozinha e personalidades do sector na Alfândega do Porto e que celebrou ainda os 30 anos desta publicação de referência no sector vínico e gastronómico.

Sobre o chef Diogo Rocha

Diogo Rocha começou a trabalhar na área da cozinha profissional cedo. Estudou no Curso de Cozinha e Pastelaria de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração e tornou-se mestre em Sustentabilidade de Turismo na ESHT do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. Passou por projetos como Encontrus (catering), restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor, como estagiário. Em 2008, entrou para o Dão Sul, onde assume a chefia executiva de todo o grupo com três espaços de restauração: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar. Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, onde leciona a cadeira de Gastronomia e Enologia.

Em julho de 2013, entra no universo do grupo de Celso de Lemos, vindo a abrir o Mesa de Lemos como Chef executivo em abril do ano seguinte. A natureza e a preservação do estado mais puro dos produtos são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos, na linha daquilo em que o chef acredita. Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante Mesa de Lemos são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à seleção de produtos de elevada qualidade.
Em 2015, Diogo Rocha assumiu o papel de embaixador da marca de bacalhau Lugrade. No final do mesmo ano lança um lote de bacalhau com uma cura superior a nove meses, proveniente da Islândia. Em Dezembro de 2016, publica o primeiro livro, “Hoje Diogo Rocha”, em que demonstra o carinho pela sua região e o amor que tem aos produtos portugueses. Assumiu ainda a coragem de editar o livro em inglês – “Today Diogo Rocha”. Este foi premiado com o primeiro “1º Prémio Fotografia” para livros sobre gastronomia no concurso organizado pela Portugal CookBook Fair. Em dezembro deste ano, publica o seu segundo livro, “Queijaria do Chef”, sobre queijos portugueses.

A partir de 2017, é nomeado embaixador oficial de Viseu, pertencendo-lhe a promoção e apoio na área da gastronomia da cidade e região com presenças na FITUR, BTL e outros eventos, como o “Viseu Estrela à Mesa”, em que assume o papel de curador. Continua envolvido em diversos projetos na região do Dão e a nível nacional. Em 2019, conquista a primeira Estrela Michelin para o Mesa de Lemos.