Diabo na Cruz no Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância do Fundão

Os Diabo na Cruz são cabeça de cartaz na 18.ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, que se realiza na vila histórica de Alpedrinha, concelho do Fundão, de sexta-feira a domingo, anunciou a organização.

Realizado numa parceria entre esta autarquia do distrito de Castelo Branco e Junta de Freguesia de Alpedrinha, este festival dedica grande atenção à temática da pastorícia e à rota que, outrora, os pastores tinham de fazer para procurarem novas pastagens para os rebanhos, aliando tradição, música e animação.

Ao longo dos três dias, a vila enche-se de vida com os vários grupos de animação de rua, inúmeras atividades e um cartaz musical que conta com nomes como os Ahkorda, Cornalusa, Turdion Medieval, Cantu’s d’Alma, Alma Menor e Magmell, cujas atuações decorrem na sexta-feira.

Já no sábado, passam pelos diferentes palcos do festival grupos como os Zikhamu, Turdion Medieval, Orquestra de Foles, Galo Cant’às Duas e Diabo na Cruz.

A par da animação, há ainda um espetáculo de ‘video mapping’, exposições, oficinas, provas gastronómicas que dão a conhecer alguns dos melhores produtos do concelho.

As atividades caninas ligadas aos cães de proteção e rebanhos, bem como um encontro etnográfico pastoril são outras das componentes do Chocalhos, que contribuem para divulgar e manter vivo o imaginário da cultura pastoril.

Conhecido por atrair inúmeros visitantes e pela forte participação da população – que transforma os pisos térreos das casas em tasquinhas – o Chocalhos também se afirma como um importante cartaz turístico do concelho, que contribuiu fortemente para dinamizar a economia local.

A tradicional caminhada com ovelhas por trilhos da serra da Gardunha, num percurso de cerca de nove quilómetros que liga o Fundão e Alpedrinha, está marcada para domingo, às 08:00.

O convidado desta edição é Castro Daire, que irá apresentar no certame as suas tradições, a gastronomia característica da região e as histórias que marcam cada pedaço do seu território.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela