Dia Nacional dos Moinhos comemorado ontem em Nelas com visita aos moinhos da FREGUESIA DE SENHORIM

1514

Os Moinhos do Rio Castelo estiveram durante o dia de ontem, dia 10 de abril, de portas abertas para a comunidade, no âmbito das comemorações do “Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos”. Desta forma, e com o objetivo de dar a conhecer o património molinológico existente no Concelho e alertar para a importância da sua preservação, o Município de Nelas dinamizou pelo quarto ano consecutivo visitas ao Moinho das Poldras, Moinho da Pisoeira, Moinho da Junta e ao Moinho do Castelo, no dia 7 de abril para o público escolar que envolveu 40 alunos dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, e no dia 10 de abril para o público em geral que contou com a participação duas dezenas de pessoas.

A Casa dos Senas em Senhorim foi o ponto de partida do passeio do dia de ontem, local onde as dezenas de participantes puderam visitar o espaço museológico e ver uma réplica em tamanho real do sistema de moagem de um moinho de água. Apesar das fracas condições meteorológicas, que dificultaram a realização da caminhada de 5 km prevista pelas margens do Rio Castelo, a atividade realizou-se com a visita a três moinhos em funcionamento onde os participantes observaram de perto o ciclo do pão, desde a moagem do grão em farinha até à produção da massa do pão e a sua cozedura em forno de lenha, culminando a manhã com um lanche convívio.

No passado dia 7 de abril teve lugar uma visita de estudo pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim aos já referidos moinhos situados na Freguesia de Senhorim, no âmbito do Projeto sobre Património Industrial do Concelho, numa parceria desenvolvida entre o Município de Nelas e os dois Agrupamentos de Escolas do Concelho.

No âmbito da temática “Moinhos”, a Câmara Municipal de Nelas está a proceder à identificação dos moinhos de água existentes no Concelho, com o objetivo de criar rotas pedestres que potenciem o turismo através deste património da memória local.

O Município de Nelas esteve entre os 65 municípios envolvidos nesta iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos que contou o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS), Junta de Freguesia de Senhorim e Núcleo Dão Perdeste.