É uma data comemorativa que celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Esta serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer a quem fotografa.
A celebração desta efeméride tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837. Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de Agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.
Em jeito de celebração do dia Mundial da Fotografia, partilhamos uma exposição fotográfica, inserida no projeto “Um olhar sobre as origens” que retrata o património cultural do concelho. Um conjunto de imagens do património mais valioso e importante do município de Moimenta da Beira, como por exemplo os pelourinhos de Vila da Rua, Leomil e Paçô, a Fonte Santa, em Peravelha, a Ponte Românica de Ariz, o Convento de S. Francisco, entre outros.
Visite as Terras do Demo! Visite Moimenta da Beira!