DIA INTERNACIONAL DA MULHER ASSINALADO EM MANGUALDE

“ROSTOS FEMININOS E OLHARES OBLÍQUOS:

CONFERÊNCIA E RECONHECIMENTO A PERSONALIDADES FEMININAS DA ÁREA SOCIAL (IPSS’S DO CONCELHO)

6 DE MARÇO, PELAS 21H00, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 

Descrição gerada automaticamente“Rostos femininos e olhares oblíquos: da escrita romanesca de Lídia Jorge em ‘A Costa dos Murmúrios’ à escrita cinematográfica de Margarida Cardoso” será o tema da conferência e homenagem que a Câmara Municipal de Mangualde está a organizar, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. A sessão realizar-se-á no dia 6 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. O encontro tem entrada livre e será liderado pela Professora Catedrática Doutora Marta Teixeira Anacleto, e também membro da Comissão Executiva do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que tem vindo a realizar várias investigações sobre literatura, poesia e cinema. Um olhar sobre as diferenças vividas entre as mulheres na época da Guerra Colonial, mas que perduram até aos dias de hoje. O momento cultural será protagonizado pelo Grupo Girafoles.

RECONHECIMENTO A PERSONALIDADES FEMININAS

O evento ficará marcado ainda pela homenagem, por parte do Município de Mangualde, a personalidades femininas de destaque na sociedade local que se notabilizam na área social, nomeadamente nas respostas a idosos. Assistimos ao gradual envelhecimento da sociedade contemporânea, envelhecimento este acompanhado da impossibilidade das famílias, cada vez mais com menor dimensão, em cuidar da pessoa idosa. O bom funcionamento de uma instituição deste cariz em muito reside na gestão técnica dos profissionais que asseguram o decorrer dentro da normalidade das ações de apoio e resposta social.

Estes profissionais são, portanto, elementos da mais primordial importância, não só para o funcionamento das respostas sociais a idosos, como para a sociedade em geral, já que são uma resposta real a uma necessidade comum. As homenageadas contribuíram, das mais diversas formas, para a valorização da mulher na nossa sociedade. São pessoas que desempenharam um papel importante na comunidade e que merecem o reconhecimento da comunidade.

SINOPSE CONFERÊNCIA:

Apresentação de um confronto entre os rostos da Mulher que emergem no romance de Lídia Jorge (1988) – a mulher “colonizada” de Moçambique, durante a guerra, e a mulher “emancipada” que vê de fora (estando dentro) esse mundo – e os rostos fílmicos criados por Margarida Cardoso, no filme homónimo (2004). Estamos perante duas mulheres (romancista e cineasta) que reproduzem um olhar similar e oblíquo sobre a guerra colonial, identificando rostos femininos (as mulheres dos militares portugueses e a protagonista, que parte para Moçambique para se casar com um alferes), confundindo-se com alguns rostos de Portugal do final da guerra, antes do 25 de abril. São rostos datados, tratados poeticamente (no romance e no filme) que se prolongam até à atualidade.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia