O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Viseu, anunciou hoje que deteve na segunda-feira, “um homem de 86 anos por caça com meios proibidos”, no concelho de Viseu.
Segundo um comunicado de imprensa, no decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, “os elementos do NPA detiveram em flagrante o suspeito por caça ao javali através de meio e método não permitido, com recurso ao vulgarmente conhecido por laço”.
“No seguimento da ação policial foram apreendidos dois cabos de aço e uma foice”, esclarece ainda a nota de imprensa que refere que “o detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viseu”.
A GNR informa que o laço é um meio proibido para o ato venatório, tipificando um crime punível com a pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 100 dia, por se tratar de “um meio não seletivo de caça, causando risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos”.