Descobertos novos solventes naturais com potencial aplicação no tratamento da tuberculose

Investigadores portugueses descobrem inovações no tratamento da Tuberculose. O tema será debatido no primeiro congresso da área dos Sistemas Eutécticos, em Portugal.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a tuberculose registou uma diminuição de 40 por cento de casos notificados em Portugal, nos últimos 10 anos. Registos mais recentes referem que, até março de 2018, foram notificados 1741 casos de tuberculose referentes a 2017, dos quais 1607 eram novos casos.

A investigação na área dos Sistemas Eutécticos em Portugal tem vindo a desenvolver importantes avanços, em especial na Saúde. A descoberta da potencialidade de utilização destes compostos naturais é de grande importância, uma vez que podem contribuir para a contenção da tuberculose simples, devido ao aumento da eficácia dos medicamentos que os solventes irão provocar.” afirma Ana Rita Duarte, professora associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e chairman da conferência.

A tuberculose é uma doença infeciosa, que afeta principalmente os pulmões. No entanto, pode atingir qualquer órgão.  Quando infetado com tuberculose nas vias respiratória, o doente representa sério risco para a Saúde Pública, uma vez que, ao tossir ou ao falar, liberta bacilos que posteriormente poderão ser inalados por outros indivíduos.

Os DES são solventes de origem natural, que podem ser usados em vários processos, substituindo os tradicionais solventes tóxicos, com o objetivo de criar processos mais sustentáveis. Na área da Saúde, podem ser usados para sintetizar novos fármacos, uma vez que melhoram a farmacocinética dos princípios ativos.

É promissor o uso destes solventes em novos sistemas de administração de fármacos para tratamento da tuberculose, incorporando isoniazida, etambutol e L-arginina. Os estudos do grupo Des.solve demonstraram que aumentam a solubilidade e a biodisponibilidade dos princípios ativos quando incorporados no sistema eutéctico.

O Grupo de Investigação Português Des.solve está a promover o primeiro congresso na área dos sistemas eutécticos, em Portugal. A iniciativa irá decorrer entre os dias 24 a 27 de junho de 2019, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide. As inscrições para o congresso, deverão ser realizadas através do link:https://eventos.fct.unl.pt/desmeeting2019/pages/registrations

O grupo de Investigação Des.solve, em Portugal, está sediado na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa. Tem como principal objetivo o estudo de sistemas eutécticos, um campo de estudo muito recente, sendo que estes sistemas desempenham um papel crucial no âmbito de processos mais sustentáveis, encontrando-se em fase de expansão para diferentes áreas. Para mais informações consulte:https://sites.fct.unl.pt/des-solve/home

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia