O Município de Mangualde animou a noite da comunidade local, no dia 15 de agosto, com o espetáculo de circo/teatro “Desafios”, que teve lugar no Largo Dr. Couto. O evento teve lotação esgotada e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira e com o Vereador da Cultura, João Lopes.
“Desafios” é uma iniciativa que está integrada na Programação Cultural em Rede através da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Um projeto do Trigo Limpo teatro ACERT em parceria com João Paulo Santos, que une o novo circo com o teatro, onde é recriado o dia-a-dia da comunidade, mas explorando “viver uma pequenez social e mundana, castradora da alegria de viver universalista e livre que anteviu aquando da Revolução de Abril”.
Durante o evento foram executadas todas as regras emanadas pela DGS e respeitadas as indicações/sinalética presentes no local, o que permitiu manter sempre o distanciamento social de segurança e que as regras de etiqueta respiratória fossem cumpridas.
DESAFIOS
A relação criativa da ACERT com João Paulo Santos e a Companhia O Último Momento teve início em 2005, quando a companhia esteve em residência artística no Novo Ciclo ACERT, em Tondela, na preparação do seu espetáculo Peutêtre. E a partir daí a relação foi-se estreitando ao longo dos anos, entre várias residências artísticas e apresentações.
Em 2016, integrado no projeto Cirkus Lab, construiu-se o espetáculo Não tens coragem?!, uma produção conjunta de O Último Momento, Trigo Limpo teatro ACERT e Na Xina Lua – Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela, companhia residente do Novo Ciclo ACERT.
De toda esta vivência, foi ficando sempre uma enorme vontade de voltar a criar um espetáculo em conjunto. E dessa vontade nasceu esta criação, Desafios, fruto de duas residências artísticas em Tondela, com estreia a 13 de novembro de 2019 no FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT.
SINOPSE
Desafios é um projeto de cruzamento do novo circo com o teatro, com uma forte componente cenográfica, desenvolvendo uma narrativa comum em que os dois mundos criativos se cruzam, provocam e desenvolvem.
Desafios é o confronto entre o físico e o etéreo, entre o saber e o descobrir, entre o mexer-se e o ficar parado… Um desafio constante de analisar a existência à luz de um quotidiano diferente, em que o mundo se divide entre quem arrisca e quem se mantém, entre os que aceitam os desafios e os que, por medo, continuam a pisar o chão, receosos e inseguros.
Desafios recria a vivência quotidiana das comunidades, das nossas comunidades, a vivência no interior de um país, do mundo, mas remetido a viver uma pequenez social e mundana, castradora da alegria de viver universalista e livre que anteviu aquando da Revolução de Abril.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Dramaturgia: Coletiva a partir das “Cartas a Theo” de Vincent Van Gogh
Encenação: João Paulo Santos e Pompeu José
Cenografia: Pompeu José
Música: Miguel Cordeiro (ao vivo)
Movimento: Juliana Gamas
Figurinos: Adriana Ventura
Interpretação: António Rebelo Gustavo Cunha Ilda Teixeira João Filipe Santos João Paulo Santos Margarida Loureiro Margarida Oliveira Pedro Sousa Sandra Santos Susana Alves
Luz: Paulo Neto
Som: Luís Viegas
Design gráfico: Zétavares
Vídeo: Zito Marques
Fotografia: Carlos Fernandes Carlos Teles e Rui Coimbra
Serralharia: Araufer
Engenharia Mecânica: Ângela Neves e José Salgueiro Marques (Dep. Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, I. P. V. – Esc. Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu)
Produção: Marta Costa e Rui Coimbra
Secretariado: Paula Pereira e Rui Vale
135ª Produção do Trigo Limpo teatro ACERT
Classificação: Maiores de 12 anos
Duração: 60 minutos