“Dê Troco a Quem Precisa” a favor da Emergência abem: COVID-19 Viseu

1201

Entre 14 e 22 de dezembro

 

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os portugueses mais afetados pela pandemia

 

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias de Viseu a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

Desde 20 de dezembro de 2019 que a Câmara Municipal de Oliveira de Frades, em colaboração com a Associação Dignitude, tem implementado o “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, permitindo assim que os munícipes oliveirenses tenham mais uma resposta social que se insere na estratégia de desenvolvimento social seguida pelo Município de Oliveira de Frades que, com este protocolo, vê reforçado o combate às desigualdades sociais junto da população mais vulnerável. O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Paulo Robalo Ferreira.

«As farmácias do distrito de Viseu trabalham diariamente para garantir que a população consegue aceder à Saúde de que precisa. A sua proximidade da realidade quotidiana das pessoas faz delas testemunhas privilegiadas das dificuldades que muitas famílias enfrentam devido à crise provocada pela pandemia. Acreditamos que a saúde é um valor universal a que todos têm direito, independentemente da sua condição económica. Apelamos, por isso, à generosidade de todos. Ao participar na campanha de Natal “Dê Troco a Quem Precisa”, doando o troco das compras feitas numa farmácia aderente, as pessoas estarão a contribuir para a Emergência abem: COVID-19, e a apoiar os mais carenciados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde», refere Augusto Meneses, farmacêutico.

Atualmente, a Rede abem: conta com dez entidades referenciadoras no distrito de Viseu:

  • Junta de Freguesia de Viseu
  • Município de Castro Daire
  • Município de Mangualde
  • Município de Mortágua
  • Município de Nelas
  • Município de Oliveira de Frades
  • Município de Penedono
  • Município de Tabuaço
  • Centro Social Paroquial de Canas de Senhorim
  • Município de Viseu

Existe ainda uma rede de 31 Farmácias abem: onde os 156 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 13.204 embalagens de medicamentos no distrito de Viseu no âmbito do Programa.

Precisa – Viseu

 

Farmácia Almiro Tondela
Farmácia Batista Ramalho Armamar
Farmácia Besteiros Tondela
Farmácia César Moimenta da Beira
Farmácia da Misericórdia Viseu
Farmácia Faure Nelas
Farmácia Marques Viseu
Farmácia Moderna Tarouca
Farmácia Moderna Viseu
Farmácia Moderna Moimenta da Beira
Farmácia Monteiro Santa Comba Dão
Farmácia Portugal Viseu
Farmácia Silveira Penalva do Castelo
Farmácia Tavares São João da Pesqueira

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.