DANÇA, DIVERSIDADE E DELICADEZA

O Teatro Viriato apresenta, sábado e domingo próximos (dias 3 e 4 de dezembro), o espetáculo de dança inclusiva “Por Delicadeza”, uma coreografia coordenada por Henrique Amoedo, com a orientação de Francisca Mata e Ricardo Meireles.
Em palco, 29 participantes não profissionais que ensaiaram durante quatro meses para procurar a excelência artística. Conseguiram-na com entrega, sensibilidade e eficiência, como demonstraram no ensaio aberto à comunicação social.
Eficiência. A palavra merece ser escrita e repetida, pois os participantes são pessoas com (d)eficiência – o “D” neste caso vai para a Dança e para a Delicadeza. Pessoas cegas, surdas-mudas ou com dificuldades mentais e motoras, oriundas de 10 instituições da região de Viseu e de um grupo não institucionalizado, que dançam juntas, num palco aberto à diversidade, à emoção e ao humano na sua expressão mais bela.
O espectáculo conta com audiodescrição e linguagem gestual, pelo que pode ser desfrutado por espectadores com deficiências de visão e auditiva.
“Mudar consciências, mostrar que pessoas diferentes que habitualmente não encaixam nos padrões da dança podem contribuir esteticamente para um projecto artístico” é um dos objetivos deste espectáculo, disse Henrique Amoedo, coreógrafo, fundador e director do Grupo Dançando com a Diferença, com sede na Ilha da Madeira. Especializado em Motricidade Humana, Amoedo criou o termo “Dança Inclusiva”, que se refere à possibilidade de mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, através da arte de dançar.
“Por Delicadeza” é o segundo espectáculo de dança inclusiva coreografado por Henrique Amoedo, apresentado no Teatro Viriato, no âmbito do plano de acção do Conselho Local de Ação Social. O primeiro, “Dançando com a diferença-Road” (na foto), teve lugar em 2014, com 124 participantes oriundos de 11 instituições.

Sofia Meneses

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu