DANÇA, DIVERSIDADE E DELICADEZA

2471

O Teatro Viriato apresenta, sábado e domingo próximos (dias 3 e 4 de dezembro), o espetáculo de dança inclusiva “Por Delicadeza”, uma coreografia coordenada por Henrique Amoedo, com a orientação de Francisca Mata e Ricardo Meireles.
Em palco, 29 participantes não profissionais que ensaiaram durante quatro meses para procurar a excelência artística. Conseguiram-na com entrega, sensibilidade e eficiência, como demonstraram no ensaio aberto à comunicação social.
Eficiência. A palavra merece ser escrita e repetida, pois os participantes são pessoas com (d)eficiência – o “D” neste caso vai para a Dança e para a Delicadeza. Pessoas cegas, surdas-mudas ou com dificuldades mentais e motoras, oriundas de 10 instituições da região de Viseu e de um grupo não institucionalizado, que dançam juntas, num palco aberto à diversidade, à emoção e ao humano na sua expressão mais bela.
O espectáculo conta com audiodescrição e linguagem gestual, pelo que pode ser desfrutado por espectadores com deficiências de visão e auditiva.
“Mudar consciências, mostrar que pessoas diferentes que habitualmente não encaixam nos padrões da dança podem contribuir esteticamente para um projecto artístico” é um dos objetivos deste espectáculo, disse Henrique Amoedo, coreógrafo, fundador e director do Grupo Dançando com a Diferença, com sede na Ilha da Madeira. Especializado em Motricidade Humana, Amoedo criou o termo “Dança Inclusiva”, que se refere à possibilidade de mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, através da arte de dançar.
“Por Delicadeza” é o segundo espectáculo de dança inclusiva coreografado por Henrique Amoedo, apresentado no Teatro Viriato, no âmbito do plano de acção do Conselho Local de Ação Social. O primeiro, “Dançando com a diferença-Road” (na foto), teve lugar em 2014, com 124 participantes oriundos de 11 instituições.

Sofia Meneses