Da Abertura à Rota da Filigrana, uma época com epicentro na Volta a Portugal

104

A temporada de ciclismo, que arranca este domingo com a Prova de Abertura, na região de Aveiro, tem como epicentro a 82.ª Volta a Portugal, que se disputa entre 29 de julho e 09 de agosto.

Porque a tradição ainda é o que era, o pelotão nacional inaugura a época na Prova de Abertura, novamente uma visita guiada à região de Aveiro, com os seus 174,5 quilómetros a unirem Albergaria-a-Velha e Vagos.

As nove equipas nacionais rumam a sul na semana seguinte para partilharem estrada com algumas das principais estrelas do ciclismo mundial, na Volta ao Algarve, a principal prova velocipédica disputada em território luso.

A única prova do calendário da categoria UCI ProSeries trará a Portugal não só algumas das ‘estrelas’ da modalidade, mas também os representantes nacionais no World Tour, a primeira divisão do ciclismo mundial.

A época, que se estende até setembro, terá 13 provas de um dia – entre as quais três clássicas e quatro circuitos -, e oito provas por etapas, com destaque para o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal.

Entre 16 e 19 de julho, a 43.ª edição daquele troféu serve como derradeiro teste das formações portuguesas para a prova ‘rainha’, que este ano não coincide com o final do calendário verdadeiramente competitivo, uma vez que o Grande Prémio Jornal de Notícias foi ‘deslocado’.

Habitualmente realizada no início de junho, a competição foi ‘adiada’ para agosto, colmatando uma lacuna há muito identificada no calendário nacional, a da escassez de provas realmente competitivas no pós-Volta a Portugal.

Para o final da temporada, que em Portugal chega um mês antes do final das provas WorldTour e do circuito europeu, está agendada a Rota da Filigrana (12 de setembro), despedindo-se o pelotão em Gondomar de 2020.

Calendário:

16 fev: Prova de Abertura.

19 fev-23 fev: 46.ª Volta ao Algarve.

08 mar: 24.ª Clássica da Primavera.

15 mar: Clássica da Arrábida.

18 mar-22 mar: 38.ª Volta ao Alentejo.

05 abr: Clássica Aldeias do Xisto.

17 abr-19 abr: Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela.

17 mai: Volta a Albergaria.

24 mai: Memorial Bruno Neves.

28 mai-31 mai: Grande Prémio ‘O Jogo’.

10 jun-14 jun: 41.º Grande Prémio Abimota.

19 jun-21 jun: Campeonatos Nacionais.

05 jul: Grande Prémio Anicolor.

16 jul-19 jul: 43.º GP Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

29 jul-09 ago: 82.ª Volta a Portugal.

15 ago: Grande Prémio de Mortágua.

16 ago: Circuito da Malveira.

20 ago: Circuito de Alcobaça.

24 ago-30 ago: Grande Prémio Jornal de Notícias.

31 ago: Circuito da Moita.

31 ago: Circuito de Nafarros.

12 set: Rota da Filigrana.