Cultura do Centro inicia projeto-piloto sobre planos municipais de Cultura e Educação

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) vai iniciar, na quarta-feira, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, um projeto-piloto relacionado com a formação de equipas para elaboração de Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação.

Segundo a DRCC, o seminário de abertura do projeto-piloto Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação (PEMCE), está agendado para as 14:30, para o auditório do Centro Paroquial de São Pedro, em Cantanhede.

A sessão de trabalho dá início ao programa de formação que vai decorrer na região Centro até ao mês de julho.

“Findo o projeto-piloto na Região Centro, esta ação de formação será posteriormente alargada a outras regiões do país”, adianta a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A DRCC, em parceria com o Plano Nacional das Artes, está a desenvolver um projeto-piloto, pioneiro no país, dirigido aos municípios da Região Centro, sobre Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação, “um novo instrumento de gestão que visa aliar, em termos de políticas públicas, estas duas áreas centrais de governação”.

“O projeto-piloto teve início em 2022 com a elaboração do primeiro guia teórico e conceptual sobre a missão e natureza deste instrumento de gestão e as metodologias necessárias ao seu desenvolvimento e implementação, pretendendo-se na segunda fase realizar uma formação-ação que vai envolver os técnicos municipais das áreas da cultura e da educação”, acrescenta.

Segundo a nota, ao projeto-piloto aderiram todos os municípios das comunidades intermunicipais (CIM) da Beira Baixa, das Beiras e Serra da Estrela, da Região de Coimbra, da Região de Leiria e da Região Viseu Dão Lafões, num total de 55 municípios.

A iniciativa envolve mais de 150 técnicos municipais que, ao longo de três meses, “vão analisar e explorar os Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação e receber formação sobre as respetivas metodologias de implementação”.

“Com um modelo de trabalho participativo e reflexivo, a formação decorre de forma presencial e digital e procura, entre outros objetivos, sublinhar o papel do poder local na implementação de políticas culturais e na transformação do seu tecido cultural, refletir sobre a importância de instrumentos de gestão para a cultura e para educação e explorar o potencial e as metodologias inerentes à criação e implementação de Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação”, refere a DRCC.

O projeto tem coordenação técnica e científica do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, sendo os custos de formação dos técnicos municipais assumidos pelas Comunidades Intermunicipais envolvidas.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
4
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu