Covid-19: Politécnico de Castelo Branco suspende aulas até 21 de março

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) decidiu ontem suspender as aulas a partir de, hoje,  quinta-feira e até 21 de março, devido à pandemia de Covid-19, e aconselhou os alunos a abandonar as residências de estudantes.

No âmbito do plano de contingência para o novo coronavírus, o IPCB aprovou ontem um despacho que determina as medidas de contenção, prevenção e controlo da doença Covid-19, que “têm um caráter preventivo, de forma a contribuir para os esforços nacionais de contenção do contágio”, apelando para uma atitude responsável por parte de toda a comunidade.

O despacho, que entra em vigor a partir de hoje, determina a suspensão de aulas presenciais e outras atividades que exijam a presença dos estudantes nas instalações do IPCB, assim como o encerramento de espaços onde decorrem atividades de ensino e práticas laborais, bibliotecas, refeitórios e bares.

Estas medidas “aplicam-se até ao dia 21 de março, podendo ser ajustadas ou prorrogadas em função da evolução da situação e da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas à finalidade de prevenção e controlo da Covid-19”, informou o IPCB.

Além das aulas, foram suspensas as deslocações em serviço do IPCB em Portugal e no estrangeiro, a mobilidade oriunda de um país e/ou região afetado pela Covid-19, os procedimentos concursais e provas académicas que obriguem à deslocação de membros externos ao IPCB e eventos internos ou externos calendarizados, nomeadamente conferências, seminários, cerimónias, aulas abertas e visitas de estudo.

De acordo com o despacho deste instituto politécnico, vão estar encerrados os serviços com atendimento presencial, em que se inclui a receção nos serviços centrais e da presidência, as escolas e residências de estudantes, os serviços académicos, o gabinete de relações internacionais, os recursos humanos, os serviços de ação social e a tesouraria.

“Os estudantes alojados nas residências de estudantes que não necessitem de permanecer nas mesmas deverão regressar às suas residências habituais, mantendo-se o funcionamento indispensável para assegurar o apoio aos estudantes que nelas permaneçam”, avança o IPCB, indicando que foram suspensas todas as visitas a estudantes alojados nas residências de estudantes, salvo se as mesmas decorrerem de uma situação excecional e após autorização específica.

A Organização Mundial de Saúde declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.

A pandemia foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados pela pandemia, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

O boletim divulgado hoje assinala também que há 83 casos a aguardar resultado laboratorial e 3.066 contactos em vigilância, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia