Covid-19: Estrutura montada no concelho de Viseu poderá dar apoio a toda a região

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que a estrutura montada no Pavilhão do Fontelo por causa da covid-19 tem condições para alargar o âmbito concelhio e ficar ao dispor de toda a região.

Almeida Henriques afirmou que a estrutura montada durante a primeira vaga da pandemia foi agora melhorada, tendo preparadas “64 camas articuladas que foram cedidas pelo Hospital de São Teotónio” e a possibilidade de “ser climatizada e ter sistema de oxigénio”.

“Ontem [quarta-feira] tive o contacto do secretário de Estado responsável pela Região Centro [João Paulo Rebelo] e do comandante distrital a perguntar se Viseu estaria disponível para por aquela estrutura do pavilhão do Fontelo ao serviço de toda a região”, contou aos jornalistas, no final da reunião de câmara.

O autarca referiu que a câmara mostrou “toda a abertura para que esta estrutura que hoje é concelhia” possa passar a apoiar a região, seja relativamente aos lares, seja no caso de “haver necessidade de ocupar o espaço com doentes covid que o hospital queira deslocalizar”.

Segundo Almeida Henriques, “desde que o pessoal médico seja lá colocado, tem condições para, num curto espaço de tempo”, poder funcionar como hospital de campanha.

“Quando criámos aquela estrutura era exatamente para servir a região como um todo”, frisou.

Almeida Henriques considerou que “esta é uma luta de todos, não conhece fronteiras, o vírus não para à entrada de um município ou de outro” e que o município de Viseu nunca se esquece do seu papel de apoiar a região onde está inserido.

O concelho de Viseu passou de 637 para 806 casos de covid-19 (desde março), com mais 169 novos casos registados entre 04 e 11 de novembro.

“Só do hospital de Viseu tivemos 29 casos. O que significa que houve, de facto, uma evolução grande face à semana anterior, em que tínhamos tido 65 casos”, disse Almeida Henriques.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu