Concurso para requalificação da EN 225 em Castro Daire lançado até final de junho

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse à agência Lusa, que o concurso de requalificação da Estrada Nacional (EN) 225 em Castro Daire vai ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

“Aqui fica o compromisso de apoiar a autarquia nestes projetos. Ainda hoje trocámos mensagens com o senhor secretário [de Estado] das Infraestruturas, que nos garantiu que a IP [Infraestruturas de Portugal] estava a ultimar os procedimentos para lançar o concurso da EN 225, ainda este primeiro semestre” de 2023, adiantou Ana Abrunhosa.

A governante falava à agência Lusa no final de uma visita de trabalho ao concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, onde visitou obras financiadas por fundos europeus, num total de 14 milhões de euros (ME) e conheceu novos projetos do município.

Sobre a requalificação da EN 225, que liga Castro Daire a Arouca, distrito de Aveiro, junto ao vale do rio Paiva, trata-se de uma intervenção “há muito ambicionada, dado a sua degradação” nos mais de 30 quilómetros no concelho de Castro Daire.

A requalificação, acrescentou a ministra da Coesão Territorial, será feita com “fundos do Orçamento de Estado” e tem uma estimativa calculada em 8,2 milhões de euros (ME), de acordo com o presidente da Câmara de Castro Daire.

Paulo Almeida explicou à agência Lusa que “o Ministério das Infraestruturas e o das Finanças aprovaram essa delegação na IP em janeiro deste ano” e, agora, o anúncio do respetivo concurso “é uma boa notícia” para a região.

Outro projeto para o concelho, para o qual o autarca também pediu ajuda à ministra da Coesão Territorial, tem a ver com a requalificação e ampliação das Termas de Carvalhal, obra que envolve um investimento do município “de uns 6 ME a 7 ME”.

As Termas do Carvalhal são “um ativo turístico e económico do nosso concelho”, mas “não é só um recurso com potencial para Castro Daire, mas sim para toda a região”, particularmente se for “implementada a nossa estratégia”, que preconiza “um projeto completamente diferenciador neste setor”, sublinhou Paulo Almeida.

“Associado àquilo que são as características da água”, como a temperatura – Carvalhal são “das poucas termas do país com as águas a mais de 60 graus” – e com “condições de recursos humanos e qualidade de serviço”, estas serão, no entender do autarca, “termas de referência” de Portugal.

Para o projeto avançar, referiu Ana Abrunhosa, o Governo terá de trabalhar com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, com o Provere (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) das Termas e com o Turismo de Portugal.

“Parece-me que o projeto é muito interessante, é um projeto que as termas precisam mesmo para serem competitivas nos dias de hoje. Um projeto de bem-estar, que promove o bem-estar em Natureza, que vai atrair e beneficiar a região e, por isso, o compromisso é de continuarmos” a “ser parceiros”, assumiu.

A governante considerou que “há componentes que podem ir arrancando, ou irem sendo trabalhadas” até as obras em si começarem, tendo em conta toda a envolvência do projeto que engloba requalificação e ampliação do existente e umas “piscinas exteriores junto de uns rochedos de granito” que, no seu entender, “parecem ser únicos”.

“As Termas do Carvalhal, depois deste projeto, serão únicas no mundo. (…) Há várias possibilidades para financiar. Não é um projeto que eu possa dizer que vai ser difícil encontrar fontes de financiamento, não. Encontraremos a fonte de financiamento, porque o projeto é importante para o território”, assegurou.

Um terceiro projeto que o município também partilhou com a governante relaciona-se com a requalificação da Escola Básica (EB) 2,3, que, segundo a ministra, será financiada em 100% pelo Governo.

“Só em dois projetos que o senhor presidente pede para o território, a EN225 e as Termas do Carvalhal, estamos a falar de mais 15 ME”. E sem somar a EB 2,3 que, “graças à descentralização, terá financiamento a 100% e a autarquia será a dona da obra”, salientou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu