Concurso para concessão dos transportes na região de Aveiro com parecer positivo

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) anunciou hoje que emitiu parecer prévio positivo ao concurso público para a concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros na região de Aveiro.

O concurso público internacional é titulado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), enquanto autoridade regional de transportes, ao abrigo do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros.

A realização de um concurso público para concessionar o transporte rodoviário de passageiros entre os 11 municípios havia sido anunciada no congresso da CIRA, que assumiu a função de gestora da Autoridade Regional de Transportes, em resultado da descentralização de competências da administração central e do cumprimento pela legislação portuguesa de normas europeias.

A recolha de parecer prévio vinculativo da Autoridade de Mobilidade e Transportes faz parte da preparação do lançamento do concurso público internacional, que vai abranger circuitos municipais e intermunicipais, em articulação com o município de Aveiro, cujos transportes urbanos foram concessionados, após a extinção da empresa municipal MoveAveiro.

“A CIRA pretende promover um serviço de transporte Público de qualidade, abrangente e adequado às necessidades das populações, perspetivando o futuro da mobilidade na região, através de um modelo partilhado construído em conjunto com os seus 11 municípios e articulando com as contíguas comunidades intermunicipais e Área Metropolitana”, refere a respetiva página na Internet.

Em outubro, o Conselho Intermunicipal, no âmbito do trabalho de capacitação da Autoridade de Transportes da Região de Aveiro, aprovou contratos interadministrativos inter-regionais com a Área Metropolitana do Porto, com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, criando mecanismos de cooperação, formais e de gestão de operações de transportes inter-regionais, com as Autoridades de Transportes dos territórios confinantes com a Região de Aveiro.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu