Com a intenção de aproximar a comunidade escolar à cultura hispânica, os alunos de Espanhol da Escola Secundária Viriato decoraram leques com as mais diversas técnicas e materiais com referências ao mundo hispano.
Esta atividade teve como principal objetivo veicular conteúdos relativos à cultura espanhola e hispanofalante, assim como dar a conhecer um elemento cultural espanhol e o seu significado.
Acredita-se que o leque teve origem na China do século VII, apesar de retratado desde a antiguidade em pinturas murais do Egito, Assíria e Pérsia, e chegou à Europa por volta do século XVI. Eram confecionados com tecidos finos, coloridos e usados como acessório para aliviar o calor e também como forma de comunicação. A linguagem era codificada para que as mulheres pudessem comunicar com pretendentes de maneira discreta, numa sociedade espanhola era muito conservadora.
Usado como acessório, como artefacto para se refrescar ou para comunicar, o facto é que o leque foi incorporado na cultura espanhola e é usado até hoje.
O balanço final desta atividade foi francamente positivo, já que toda a comunidade escolar aderiu com muito entusiasmo. Na imagem estão os primeiros classificados mas todos os candidatos foram vencedores pelo empenho e entusiasmo.