Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões promove literacia financeira a alunos

Mais de 3.200 alunos, do terceiro ao sexto ano de escolaridade, de 170 turmas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vão aprender sobre dinheiro e consumo, no âmbito de um projeto de promoção de literacia financeira.

“A CIM Viseu Dão Lafões promove, no seu território, o projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”. Esta iniciativa contempla 170 turmas, 170 docentes (entre professores das turmas e professores interlocutores do projeto), abrangendo um total de 3.240 alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade”, anunciou hoje, numa nota de imprensa, aquela entidade.

O projeto desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, que abrange os 14 municípios que a integram, é “desenvolvido pedagogicamente pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e irá decorrer ao longo de todo o ano letivo (2021/2022)”.

Segundo os responsáveis, a CIM Viseu Dão Lafões, o programa “No Poupar Está o Ganho” tem “como objetivo promover a literacia em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro”.

“A CIM entende a educação como o pilar estrutural de qualquer sociedade e, consequentemente, como motor responsável pela evolução e transformação dos territórios. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos”, tem promovido “um conjunto de projetos que se afirmaram enquanto mais-valia pedagógica”, afirma o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Nuno Martinho lembra a aposta em “temas diversos como a literacia ambiental, a robótica ou as ciências experimentais” e, agora, a literacia financeira, que, no seu entender, “quando trabalhada desde tenra idade, em ambiente escolar, pode marcar decisivamente o futuro dos jovens”.

“Com esta nova aposta, queremos que as crianças pensem de forma diferente sobre o dinheiro e acreditamos que, de forma natural, eles levarão estes assuntos para dentro da sua própria casa”, defende.

Assim, ao longo do ano letivo, está programado “um vasto conjunto de atividades que pretendem capacitar crianças e jovens para assumirem comportamentos financeiros responsáveis”.

“O programa inclui o acesso a uma plataforma virtual com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios para os alunos e ainda uma visita online ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Havendo, ainda, lugar para diversas sessões de formação dedicadas aos professores e interlocutores”, detalha a nota de imprensa.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).​​​​​​​

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu