Comunidade Viseu Dão Lafões participa em projeto sobre alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a participar num projeto que tem como objetivo mitigar os efeitos das alterações climáticas no Sul da Europa e nas regiões ultraperiféricas da União Europeia.

“O projeto Life Nieblas teve início nas ilhas Canárias e tem, como elemento caracterizador, o recurso a protótipos de coletores de neblina”, avança a CIM, num comunicado que foi hoje divulgado, acrescentando que estão envolvidos oito parceiros.

Estes protótipos de coletores de neblina “permitem a recuperação de aquíferos e a consolidação de áreas florestais, uma vez que proporcionam uma irrigação regular, facilitando, dessa forma, o crescimento sustentado do coberto vegetal”, explica.

No âmbito da sua participação neste projeto, a CIM Viseu Dão Lafões vai reflorestar algumas zonas afetadas por incêndios com espécies autóctones, utilizando os coletores de neblina, que permitirão “a recuperação sustentável de florestas e aquíferos locais” e o reforço da “resiliência dos ecossistemas” desta região.

“Este processo, aliado a novas metodologias de reflorestação, melhora significativamente a capacidade de infiltração de água no subsolo e reduz a evapotranspiração, revertendo ou desacelerando o processo de desertificação”, justifica.

Segundo a CIM, haverá ainda “ganhos significativos ao nível da eficiência energética e rentabilidade económica, em contraste com as práticas tradicionais de reflorestação”.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, sublinha que se trata de “mais um projeto, com efeito demonstrador, que associa soluções tecnologicamente avançadas com benefícios para o ecossistema” da região.

No seu entender, “associado a outros projetos dinamizados pela CIM Viseu Dão Lafões”, como o Life Landscape Fire e o Climalert, este tem “um grande simbolismo”, porque permita afirmar a região, em termos europeus, “como um território proativo no desenvolvimento e testagem de soluções piloto, com benefícios no domínio do combate aos efeitos das alterações climáticas e na proteção da biodiversidade”.

O projeto, que vai desenvolver-se durante 36 meses e está orçado em cerca de 2,25 milhões de euros, é financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE).

Além da CIM Viseu Dão Lafões, participam neste projeto a empresa pública Gesplan, o Cabildo de Gran Canária, o Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, o Instituto Tecnológico de Canarias, a Universidad de La Laguna, a Heredad de Aguas de Arucas y Firgas e o Centro de Investigación Ecológica y Aplicaciones Forestales de Cataluña.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

aviao-voando-em-um-ceu-nublado_144627-132
camara-municipal-de-viseu
Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil