Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela limita apoio nos passes

1640

A Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela anunciou hoje que, a partir de setembro, limitará o apoio à aquisição de passes de transporte a pessoas em situação de carência económica comprovada.

“Segundo as novas regras, que vigorarão para os passes com validade posterior a 1 de setembro, o apoio a conceder será de 50% do preço, mas limitado a pessoas em situação de carência económica que terá de ser comprovada pela Câmara Municipal da residência”, adianta um comunicado.

O documento explica que esta decisão foi deliberada na reunião do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), em reunião de 11 de agosto, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Neste sentido, “deliberou reduzir o apoio concedido à aquisição de passes de transporte” uma vez que, até ao momento, a CIMBSE apoiava em 40% do seu preço a aquisição de passes normais e, em 60%, nos casos em que o adquirente tivesse mais de 65 anos ou menos de 23.

Uma decisão que surge “no contexto criado pelas medidas restritivas de circulação adotadas no combate à pandemia de covid-19” e que “provocou défices acentuados no setor de transportes públicos de passageiros”.

Neste sentido, explica o comunicado, “a CIMBSE tem apoiado financeiramente a execução de um serviço mínimo de transportes essenciais no território num montante que supera os 600 mil euros”.

“A CIMBSE, enquanto autoridade de transportes, continuará a desenvolver todos os esforços para que a rede de transporte público de passageiros existente antes da pandemia possa ser retomada”, promete.

E, no futuro, refere o documento, a comunidade intermunicipal assume que quer a rede “reformulada e melhorada, com a introdução de novos sistemas de transporte que possam corresponder mais adequadamente às necessidades de mobilidade das populações”.

A CIMBSE é constituída por 15 municípios, três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão) e 12 dos 14 do distrito da Guarda, excluindo Aguiar da Beira (CIM Viseu Dão Lafões) e Vila Nova de Foz Côa (CIM do Douro).