Cinfães – Identificado por abandono de animal de companhia

560

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Souselo, no dia 11 de abril, identificou um homem de 31 anos por abandono de animal de companhia, no concelho de Cinfães.

Na sequência de uma denúncia de um cidadão a dar conta de que tinha encontrado um canídeo abandonado na via pública, tendo entregue o mesmo naquele Posto Territorial, os militares da Guarda apuraram que o animal vagueava na via pública após ter sido abandonado pelo seu proprietário.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Cinfães.

A Guarda Nacional Republicana recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 60 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.