CINE CONCERTOS – Fora de Portas

1740
Este sábado às 21h30, a Igreja de Pinheiro de Lafões (Oliveira de Frades) recebe a segunda sessão do programa de ‘Cine Concertos’ com entrada livre.

No dia 18 de Maio, Oliveira de Frades acolhe um dos mais importantes títulos da história do cinema mudo português, tão emblemático como desconhecido:MULHERES DA BEIRA, de Rino Lupo, adaptado de um conto de Abel Botelho, autor natural de Tabuaço. Considerado por João Bénard da Costa como “a primeira obra maior do cinema português”, Mulheres da Beira conta a história de Aninhas, uma jovem e bela camponesa que, por sonhos de riqueza e um fascínio amoroso, repele o afecto arrebatado de um pastor.

O filme, rodado em paisagens naturais de excepção, algumas da região Viseu Dão Lafões, será exibido na versão que foi alvo de restauro digital pela Cinemateca Portuguesa em 2017, apresentando pela primeira vez as tintagens originais (até aqui, as preservações foram sempre a preto e branco). Desse mesmo restauro fez parte outro filme clássico de Rino Lupo – Os Lobos (1923), que também integra o programa de filmes musicados ao vivo.

A sessão contará com acompanhamento musical ao vivo por NICHOLAS McNAIR, pianista e professor inglês, colaborador da Cinemateca Portuguesa no acompanhamento ao piano de cinema mudo, e compositor de  música ao vivo para mais de 150 filmes. O cine concerto terá início às 21h30, e a entrada é livre.

A Igreja de Pinheiro de Lafões (Oliveira de Frades) acolhe a segunda sessão do programa, que contará com acompanhamento ao vivo pelo pianista Nicholas McNair.
 12 JULHO  Bilioteca Municipal de Mangualde

E na primeira sessão de Julho, alguns encontros improváveis e que o cinema proporciona: Chuva de Joris Ivens, Lichtspiel Opus 1. de Walter Ruttmann e O Emigrante de Charlie Chaplin. Ao vivo, com composições originais e em estreia absoluta, José Pedro Pinto Gonçalo Alegre fazem o acompanhamento musical dos filmes.

O programa completo de Cine Concertos terá uma boa dezena de filmes de todos os géneros à espera da música que fará as delícias de miúdos e graúdos: NAVIGATORde Buster Keaton, ASK FATHER de Hal Roach, e OS LOBOS de Rino Lupo estão entre os filmes a projectar, sempre com acompanhamento musical ao vivo. As sessões são sempre às 21h30, e com entrada livre.

 

 REDE CULTURAL VISEU DÃO LAFÕES 

Desde 2017, mais de 90 espetáculos percorreram os 14 municípios da região no âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões. Uma viagem pela região que já leva alguns anos, partilhada por ACERT TondelaBinaural NodarCine Clube de Viseu,Companhia Paulo RibeiroTeatro Regional da Serra do MontemuroTeatro Viriato, e que tem neste momento expressão numa programação cultural alargada a 14 municípios, pela mão da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.