Cine Concertos 🎯 NOISERV em Aguiar da Beira e Nelas

1699
No próximo fim-de-semana há dupla sessão de CINE-CONCERTOS – Fora de Portas!
Novas sessões do programa de clássicos do cinema mudo acompanhados por música ao vivo! Esta sexta e sábado, Aguiar da Beira e Nelas recebem NOISERV NUNO SILVA, a acompanhar filmes de Buster Keaton e Harold Lloyd em sessões de entrada livre.
 SHERLOCK JR (Buster Keaton) e ASK FATHER (Hal Roach)
23 Agosto (6ªf) | Igreja Paroquial de Aguiar da Beira
24 Agosto (Sáb.) | Balneário dos Ingleses, Canas de Senhorim, Nelas 

Dois grandes momentos do cinema burlesco, por duas das suas maiores estrelas: Harold Lloyd e Buster Keaton, heróis persistentes em perpétua luta contra as suas circunstâncias. Musicados ao vivo, respectivamente, pelo acordeonista NUNO SILVA e por NOISERV.

Em Ask Father (1919), Harold Lloyd enfrenta um escritório inteiro para pedir a mão da filha do patrão em casamento. Em Sherlock Jr. (1924) Keaton é um projeccionista de cinema que sonha ser detective, e que vê a sua oportunidade quando um rival rouba um relógio. Filme com algumas das mais impressionantes das lendárias proezas físicas de Buster Keaton, uma das quais quase lhe custou a vida.


Noiserv é um dos projectos musicais mais criativos surgidos em Portugal nos últimos anos. Trabalho a solo de David Santos, combina uma míriade de instrumentos e sons, criando loops imersivos e atmosferas cinematográficas. Interpretará uma nova banda sonora original, composta para o filme.

Nuno Silva é acordeonista viseense, professor no Conservatório Regional de Música de Viseu. Para a banda sonora de Ask Father, adaptou várias peças do repertório clássico do instrumento ao ritmo irrequieto da comédia de Harold Lloyd.

Noiserv (foto de Pedro Almeida)
 CINE CONCERTOS – Fora de Portas 

O programa de Cine Concertos pela região arrancou em Abril, em São Pedro do Sul, com o pianista Filipe Raposo a acompanhar O Vento (1928) de Victor Sjöström no Convento de São José. Entretanto, contou com filmes de Rino Lupo, Joris Ivens, Ruttmann e Charlie Chaplin, acompanhados pela música de Nicholas McNair, Gonçalo Alegre, José Pedro Pinto, entre sons de piano, guitarra, contrabaixo e electrónica.

Até Outubro, há ainda cinco sessões de clássicos à espera da música que fará as delícias de miúdos e graúdos: O Emigrante de Charlie Chaplin e The Navigator de Buster Keaton estão entre os filmes a projectar, sempre com acompanhamento musical ao vivo.As sessões são às 21h30, e a entrada é livre.