Cinco aldeias mostram o melhor do Dão em Aguiar da Beira

O evento “Aldeias em Festa” vai juntar cinco localidades em Barranha, no concelho de Aguiar da Beira, nos dias 23 e 24, para mostrar o que há de melhor no território do Dão.

A iniciativa junta as aldeias de Barranha (Aguiar da Beira), do distrito da Guarda, e as aldeias de Castelo (Sátão), Esmolfe (Penalva do Castelo), Quintela de Azurara (Mangualde) e Caldas da Felgueira (Nelas), do distrito de Viseu.

No evento “Aldeias em Festa”, as cinco localidades vão juntar-se para mostrar “o que de melhor e mais genuíno existe no território da ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão”, descreveu a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Os promotores salientaram que a iniciativa apresenta “um programa diversificado e com dezenas de experiências e atividades para todos os públicos”, colocando a aldeia de Barranha com cerca de 50 habitantes “numa dinâmica nunca sentida”.

O programa inclui mostras gastronómicas, artesanato, histórias e estórias, folclore, música, danças, demonstração de tradições culturais, oficinas de doçaria e pão, percursos pedestres, um mercadinho e tasquinhas.

Para o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, citado no comunicado, a iniciativa será marcada sobretudo “pela promoção do convívio entre as gentes destas aldeias e o bem receber a todos os que visitem o ‘Aldeias em Festa’”.

As atividades serão dinamizadas pelas organizações e grupos locais e pela comunidade, considerados pela organização como “protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização”, com o apoio das juntas de freguesia e dos municípios das cinco aldeias.

A primeira edição do “Aldeias em Festa” visa potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, capacitando a sua comunidade, valorizando o seu património cultural e salvaguardando o estilo de vida das Aldeias de Portugal.

A organização espera receber nos dois dias de festa “mais de meio milhar de visitantes, para uma experiência única, marcada pela autenticidade e celebração das tradições destas aldeias”.

O evento, promovido pela ADD, é um conceito que resulta da classificação de Barranha no projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pelo programa LEADER- ‘Actividades de Cooperação dos GAL’, do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

O projeto executado por 16 grupos de ação local, entre eles a ADD, incluiu a classificação de mais quatro aldeias do território do Dão como Aldeia de Portugal: Caldas da Felgueira, Castelo, Esmolfe e Quintela de Azurara.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal