Cinco aldeias mostram o melhor do Dão em Aguiar da Beira

O evento “Aldeias em Festa” vai juntar cinco localidades em Barranha, no concelho de Aguiar da Beira, nos dias 23 e 24, para mostrar o que há de melhor no território do Dão.

A iniciativa junta as aldeias de Barranha (Aguiar da Beira), do distrito da Guarda, e as aldeias de Castelo (Sátão), Esmolfe (Penalva do Castelo), Quintela de Azurara (Mangualde) e Caldas da Felgueira (Nelas), do distrito de Viseu.

No evento “Aldeias em Festa”, as cinco localidades vão juntar-se para mostrar “o que de melhor e mais genuíno existe no território da ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão”, descreveu a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Os promotores salientaram que a iniciativa apresenta “um programa diversificado e com dezenas de experiências e atividades para todos os públicos”, colocando a aldeia de Barranha com cerca de 50 habitantes “numa dinâmica nunca sentida”.

O programa inclui mostras gastronómicas, artesanato, histórias e estórias, folclore, música, danças, demonstração de tradições culturais, oficinas de doçaria e pão, percursos pedestres, um mercadinho e tasquinhas.

Para o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, citado no comunicado, a iniciativa será marcada sobretudo “pela promoção do convívio entre as gentes destas aldeias e o bem receber a todos os que visitem o ‘Aldeias em Festa’”.

As atividades serão dinamizadas pelas organizações e grupos locais e pela comunidade, considerados pela organização como “protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização”, com o apoio das juntas de freguesia e dos municípios das cinco aldeias.

A primeira edição do “Aldeias em Festa” visa potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, capacitando a sua comunidade, valorizando o seu património cultural e salvaguardando o estilo de vida das Aldeias de Portugal.

A organização espera receber nos dois dias de festa “mais de meio milhar de visitantes, para uma experiência única, marcada pela autenticidade e celebração das tradições destas aldeias”.

O evento, promovido pela ADD, é um conceito que resulta da classificação de Barranha no projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pelo programa LEADER- ‘Actividades de Cooperação dos GAL’, do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

O projeto executado por 16 grupos de ação local, entre eles a ADD, incluiu a classificação de mais quatro aldeias do território do Dão como Aldeia de Portugal: Caldas da Felgueira, Castelo, Esmolfe e Quintela de Azurara.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia