A Plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal (VIGIA) da CIM Viseu Dão Lafões apoiou a atuação da célula de Planeamento do Exercício PROCIV AZURARA 2019, que decorreu nos dias 8 e 9 de março, em Mangualde.
Promovido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu (CDOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o exercício teve como objetivo treinar e testar a capacidade de resposta operacional perante o cenário resultante de um acidente ferroviário de grandes dimensões.
O simulacro decorreu na Estação de Caminhos de Ferro de Mangualde, envolvendo a movimentação de diversos meios de socorro, e o teste da resposta operacional a uma diversidade de cenários, incluindo um acidente ferroviário, o desencarceramento de vítimas, derrame de matérias perigosas, e um incêndio industrial.
Desenvolvida pela CIM Viseu Dão Lafões, a plataforma VIGIA está direcionada para apoiar, em tempo real, as operações e a tomada de decisão das equipas de proteção civil e das forças de segurança, em momentos de resposta a fenómenos de emergência.
O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou que “para além de permitir monitorizar as operações, a plataforma VIGIA inclui ferramentas que permitem prever e analisar o impacto dos acidentes, e simular os diversos cenários de risco, como aqueles a que assistimos no AZURARA 2019.”
Referiu, ainda, que “a plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal – VIGIA é um dos resultados do projeto de construção de um Sistema de Informação Geográfica Intermunicipal, que vem dotando os municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões com soluções de gestão da informação espacial, essenciais para o governo do território”.
Nuno Martinho acrescentou que a plataforma VIGIA se encontra “em fase de consolidação, prevendo-se a sua disponibilização, aos diversos agentes de proteção civil a operarem no território, ainda, no decorrer do próximo mês de abril”.