Cidade de Viseu passa a ter um centro Europe Direct

1887

A cidade de Viseu tem, a partir de hoje, um centro Europe Direct que disponibilizará informação sobre a União Europeia (UE) aos concelhos das regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro.

Instalado na Casa do Adro, no centro histórico de Viseu, o espaço é um dos 15 do país que compõe esta rede de informação da UE e resultou de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

“Num contexto internacional de cada vez maior incerteza, a necessidade de estar bem informado acentua-se”, afirmou o presidente da CIM, Rogério Abrantes, durante a cerimónia de inauguração.

No entender do também presidente da Câmara de Carregal do Sal, “esta plataforma de informação europeia vem contribuir para a competitividade e coesão territorial, por via reforço dos laços de proximidade das pessoas, empresas e instituições” de Viseu Dão Lafões e de Aveiro aos centros de decisão da União Europeia.

“A partir de hoje, estamos mais próximos das instituições europeias, dos seus serviços e de todas oportunidades que o projeto europeu nos confere. É nosso dever aproveitar todas competências que neste momento estamos a semear no território”, frisou.

Rogério Abrantes disse que, desta forma, os jovens “terão mais e melhor acesso a conhecimento e informação sobre o projeto europeu, ficando, em consequência disso, melhor capacitados, enquanto cidadãos, a exercer e fazer valer os seus diretos”.

“Os nossos estudantes e trabalhadores passam a ter, mais perto de si, um centro de informação fidedigna sobre programas de apoio à mobilidade em contexto de trabalho, formação ou investigação”, explicou.

O autarca referiu ainda que “este serviço terá um impacto direto nas possibilidades de formação, qualificação e empregabilidade dos quadros” e, a partir de hoje, haverá mais consciência e informação “das oportunidades de desenvolvimento e crescimento que a União Europeia proporciona aos seus territórios”.

“Agora, está nas mãos de todos nós, enquanto agentes dinamizadores do desenvolvimento regional, seja na qualidade de cidadãos, de autarcas, de empresários, de dirigentes associativos ou estudantes, dar o melhor uso à oportunidade de desenvolvimento que o Europe Direct representa”, considerou.

A CIM Viseu Dão Lafões tem como parceiros neste projeto a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, o TICE.pt e a associação Inova Rio (os últimos dois de Aveiro).

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, avançou que serão estabelecidos protocolos com a CIM e a Universidade de Aveiro.

Entre as primeiras atividades deste centro Europe Direct estão um ‘open day’, no próximo domingo, e um passatempo que desafia os cidadãos a visitar a ecopista do Dão de bicicleta, de patins ou a pé, tirar uma fotografia e publicar nas redes sociais.