Ruas, praças e jardins de Viseu vão estar, a partir de dia 29, enfeitadas com 380 mil lâmpadas para celebrar a quadra natalícia e a animação será levada a vários pontos do concelho, anunciou hoje a autarquia.
“Vamos procurar fazer a cobertura de locais que sejam paradigmáticos e que tenham necessidade de alguma animação suplementar nesta quadra”, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, durante a apresentação da programação de Natal e Passagem de Ano, que decorrerá até 06 de janeiro.
A autarquia gastará 120 mil euros na iluminação e, segundo a vereadora da Cultura, Leonor Barata, houve “uma preocupação da sustentabilidade muito forte”, com recurso a lâmpadas de baixo consumo.
“Se puséssemos a luz toda numa fila seriam 32 quilómetros, portanto, vai ter um impacto muito significativo”, frisou.
O centro histórico, o Mercado 2 de Maio, a biblioteca e os museus municipais, o Pavilhão Multiúsos, o Teatro Viriato, o Solar do Vinho do Dão, o Palácio dos Silveiras, as igrejas e as freguesias do concelho acolherão as propostas para esta quadra.
No Rossio, será colocada “uma espécie de jardim de luz”, uma peça que “é ativada à passagem, há movimento na própria luz consoante os visitantes passam” e percorrem o seu interior, explicou a vereadora.
Numa parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu, o tradicional Mercado de Natal voltará ao Rossio com as casinhas de madeira, convidando os visitantes a privilegiarem o comércio local e os produtos regionais.
Leonor Barata referiu que o Mercado de Natal vai alargar-se à Rua Direita, “numa tentativa de alimentar e dar vida a esta artéria”.
Lojas habitualmente devolutas da Rua Direita estarão nesta quadra de portas abertas para receber os visitantes, com produtos para exposição e venda.
Uma das novidades da programação é “uma pista de gelo também ecológica” (com uma superfície imita o gelo real) que oferecerá dezenas de atividades para toda a família no Mercado 2 de Maio.
Leonor Barata justificou esta aposta com o facto de haver a noção de que os equipamentos “têm de ser visitados e revisitados” para se conseguir tirar maior partido deles.
No Palácio dos Silveiras, onde hoje foi apresentada a programação, os mais novos poderão estar com o Pai Natal e os seus ajudantes, num cenário que promete ser “de pura magia e diversão”.
“Este espaço é muito bonito e é muito recatado e permite que as famílias venham até aqui, percorrendo a Rua Direita, e tenham um espaço de descanso onde podem pedir os desejos ao Pai Natal e ver a neve”, afirmou.
Até ao início do próximo ano, não faltará música em vários pontos da cidade.
Leonor Barata destacou o concerto de Natal, com a Orquestra Juvenil e os Coros de Viseu (21 de dezembro, no Pavilhão Multiúsos), o concerto de Ano Novo e Reis, com a Orquestra Filarmonia das Beiras (03 de janeiro, no Teatro Viriato) e espetáculos no Mercado 2 de Maio, nomeadamente Vox Visio Coral (29 de novembro), Banda Entr’Amigos (07 de dezembro), “Viagem Sonora” (22 de dezembro) e Coro Mozart (24 de dezembro).
“É uma aposta nos grupos e naquilo que de melhor se faz dentro do nosso território, dando-lhes oportunidade de terem um palco privilegiado para apresentarem os seus projetos e serem vistos por imensas pessoas”, considerou.
A biblioteca municipal acolherá peças de teatro, concertos pedagógicos, horas do conto, oficinas e yoga e nos museus municipais não faltarão novas exposições, horas do conto, cinema e oficinas temáticas de Natal.
A passagem de ano voltará a realizar-se no Campo de Viriato, com um concerto do rapper português Plutónio, seguido de 15 minutos de espetáculo pirotécnico musical e animação do DJ The Boss.
“É uma aposta nas novas sonoridades e ritmos. Temos a certeza de que vai fazer o encanto das novas gerações, do público jovem que vai certamente encher o Campo de Viriato”
Caso as condições meteorológicas não permitam fazer as comemorações ao ar livre, estas serão transferidas para o Pavilhão Multiúsos.