Chega cumpriu objetivo de ser terceira força em Viseu

O Chega conseguiu atingir o objetivo de ser a terceira força política no concelho de Viseu, mas o candidato Pedro Calheiros admitiu hoje que esperava mais do que 2,95% dos votos.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Calheiros disse que os 2,95% dos votos (1.542) ficaram “um bocado abaixo dos mínimos” que perspetivava, apesar de o partido ter conseguido um eleito na assembleia municipal.

“Não é muito, mas é o suficiente para pôr alguém na política, a mostrar-se, a dizer aquilo que nós somos e aquilo que queremos, aquilo a que nos propomos e é também uma forma de marcarmos a nossa posição aqui em Viseu”, considerou.

Fernando Ruas (PSD) foi no domingo eleito presidente da Câmara de Viseu, com 46,68% dos votos (24.363) e cinco mandatos, enquanto João Azevedo (PS) conquistou 38,26% dos votos (19.968) e os restantes quatro mandatos.

Depois do Chega, a força política mais votada foi a Iniciativa Liberal, com 2,20% dos votos (1.147).

O seu candidato, Fernando Figueiredo, considerou “uma derrota, até em termos pessoais, o facto de ter uma votação inferior ao Chega, mas olhou para os resultados de “uma forma muito positiva e com alguma esperança” no futuro.

“Ficámos com uma votação muito superior em relação a partidos que andam cá há mais anos”, destacou Fernando Figueiredo, que assumiu a quarta força política no concelho, mas que considerou que o voto no Chega “é um voto no que há de pior na política portuguesa, no ‘bota abaixo’, no antissistema, que não acrescenta valor e não importam as ideias”.

O CDS-PP, que em 2017 tinha sido a terceira força mais votada, desceu para quinto lugar, conquistando 2,02% dos votos (1.054). A Lusa tentou, mas em vão, obter da candidatura de Nuno Correia da Silva uma reação a este resultado.

O BE garantiu, em comunicado, estar pronto “para quatro anos de resistência, pelas pessoas”, depois de a lista à Câmara de Viseu, encabeçada por Manuela Antunes, ter obtido 2,01% dos votos (1.051).

“Numas eleições autárquicas que repetem maiorias absolutas e soluções do passado, seremos a voz do futuro: pela ferrovia, pelos transportes coletivos públicos, pelos direitos dos animais, pela defesa do ambiente e contra a política do betão”, avisou.

Segundo o BE, “a eleição de uma deputada na Assembleia Municipal (Carolina Gomes) e de uma na Assembleia de Freguesia de Viseu (Catarina Vieira) assume especial significado tendo em conta que, neste novo cenário”, o partido é, “em todo o concelho de Viseu, a única força de esquerda com representação nos órgãos autárquicos”.

Ao BE, segue-se o PAN, que teve 1,26% dos votos (657) para a Câmara e 1,92% (1.003) para a Assembleia Municipal, o que o candidato Diogo Chiquelho considerou um resultado que “não é satisfatório”.

“Não conseguimos alcançar o objetivo a que nos propusemos, que era eleger a Carolina Almeida para a Assembleia Municipal”, lamentou à Lusa, realçando ainda que “o decréscimo na tendência de voto no PAN de há quatro anos para cá também foi considerável”, apesar de não ter sido o partido que mais caiu.

O menor número de votos foi para a CDU, que conseguiu 1,17% dos votos (609). O candidato Francisco Almeida assumiu o “mau resultado” com surpresa.

Segundo Francisco Almeida, “a sensação era de que o resultado seria bom”, tendo em conta a campanha realizada, e lamentou a perda da única eleita municipal que o partido tinha, na Assembleia Municipal.

“É uma perda absolutamente injusta, se é que esta expressão se pode usar em processos eleitorais, porque a CDU tinha de facto um bom trabalho na Assembleia Municipal, reconhecido por toda a gente, até pelos adversários, mas aconteceu de facto”, lamentou Francisco Almeida.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia