Centro Hospitalar de Trás-os-Montes tem 142 internados e margem para expandir

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro regista atualmente 142 doentes internados com covid-19, mas ainda tem capacidade para abrir mais camas, adiantou hoje a diretora clínica que teme o aumento de internamentos nas próximas semanas.

“Neste momento temos 142 doentes internados com covid-19, 125 em enfermaria e 17 em cuidados intensivos. Ainda temos vagas quer em enfermaria, quer cuidados intensivos, e se for necessário continuaremos a abrir mais espaços dedicados à covid, porque nos preparamos para isso”, destacou a diretora clínica do centro hospitalar com sede em Vila Real, Paula Vaz Marques.

A responsável deste centro hospitalar, que agrega as unidades de Vila Real, Chaves e Lamego, fez hoje um ponto da situação aos jornalistas e realçou o “investimento grande” que foi feito pela instituição, “não só em recursos humanos como em equipamentos e infraestruturas”.

Para Paula Vaz Marques, neste momento ainda não se vive uma “situação de catástrofe”, mas se a população não tiver “os cuidados adequados” pode chegar-se a essa situação brevemente.

A responsável disse temer “as próximas semanas, porque o número atual de 14 mil infetados por dia vai refletir-se no número de internamentos”.

“Espero que não se esgote a capacidade, tenho esperança que não porque temos outros cenários preparados para se for necessário, mas tenho receio que a situação tome proporções avassaladoras”, salientou.

No decorrer da semana o centro hospitalar registou o maior número de doentes internados (157) devido a “um aumento franco do número de casos na região”.

Paula Vaz Marques referiu ainda que o CHTMAD tem transferido alguns doentes com covid-19 para hospitais do setor privado e social por indicação da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, o que tem permitido aliviar os serviços.

Apesar dos números elevados e do recurso a espaços não dedicados à covid-19, a diretora clínica garantiu que a “penalização não existe em termos reais porque os doentes não covid estão internados em outras áreas”.

“Está a ser reorganizado o espaço não covid, não tivemos ainda doentes que não tivessem cama, mas foi necessário desmarcar cirurgias não urgentes para termos mais camas nas enfermarias de cirurgia”, revelou.

Também o diretor da medicina interna do CHTMAD, Fernando Salvador, explicou que a situação tem piorado desde outubro com “um número de internamentos e sobrecarga maior”.

“O sentimento é de algum cansaço, mas vamos arranjando estratégias internas para encontrar mais energias. Atendendo ao grande volume de doentes internados o volume de trabalho é enorme”, sublinhou.

Para o médico, as medidas de confinamento decretadas esta semana e o avançar da vacinação irão permitir “ter uma melhoria a médio prazo, que se vai estender até ao verão”.

Mas antecipou um “próximo mês muito complicado para o Serviço Nacional de Saúde”, apelando à “responsabilidade de cada um”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu