Centro Hospitalar de Trás-os-Montes tem 142 internados e margem para expandir

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro regista atualmente 142 doentes internados com covid-19, mas ainda tem capacidade para abrir mais camas, adiantou hoje a diretora clínica que teme o aumento de internamentos nas próximas semanas.

“Neste momento temos 142 doentes internados com covid-19, 125 em enfermaria e 17 em cuidados intensivos. Ainda temos vagas quer em enfermaria, quer cuidados intensivos, e se for necessário continuaremos a abrir mais espaços dedicados à covid, porque nos preparamos para isso”, destacou a diretora clínica do centro hospitalar com sede em Vila Real, Paula Vaz Marques.

A responsável deste centro hospitalar, que agrega as unidades de Vila Real, Chaves e Lamego, fez hoje um ponto da situação aos jornalistas e realçou o “investimento grande” que foi feito pela instituição, “não só em recursos humanos como em equipamentos e infraestruturas”.

Para Paula Vaz Marques, neste momento ainda não se vive uma “situação de catástrofe”, mas se a população não tiver “os cuidados adequados” pode chegar-se a essa situação brevemente.

A responsável disse temer “as próximas semanas, porque o número atual de 14 mil infetados por dia vai refletir-se no número de internamentos”.

“Espero que não se esgote a capacidade, tenho esperança que não porque temos outros cenários preparados para se for necessário, mas tenho receio que a situação tome proporções avassaladoras”, salientou.

No decorrer da semana o centro hospitalar registou o maior número de doentes internados (157) devido a “um aumento franco do número de casos na região”.

Paula Vaz Marques referiu ainda que o CHTMAD tem transferido alguns doentes com covid-19 para hospitais do setor privado e social por indicação da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, o que tem permitido aliviar os serviços.

Apesar dos números elevados e do recurso a espaços não dedicados à covid-19, a diretora clínica garantiu que a “penalização não existe em termos reais porque os doentes não covid estão internados em outras áreas”.

“Está a ser reorganizado o espaço não covid, não tivemos ainda doentes que não tivessem cama, mas foi necessário desmarcar cirurgias não urgentes para termos mais camas nas enfermarias de cirurgia”, revelou.

Também o diretor da medicina interna do CHTMAD, Fernando Salvador, explicou que a situação tem piorado desde outubro com “um número de internamentos e sobrecarga maior”.

“O sentimento é de algum cansaço, mas vamos arranjando estratégias internas para encontrar mais energias. Atendendo ao grande volume de doentes internados o volume de trabalho é enorme”, sublinhou.

Para o médico, as medidas de confinamento decretadas esta semana e o avançar da vacinação irão permitir “ter uma melhoria a médio prazo, que se vai estender até ao verão”.

Mas antecipou um “próximo mês muito complicado para o Serviço Nacional de Saúde”, apelando à “responsabilidade de cada um”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia