Centro de Vacinação de Viseu já está preparado para vacinar até 6000 pessoas por dia

Último upgrade realizado na estrutura pelo Município de Viseu, em colaboração com o ACES Dão Lafões, contribuiu para ultrapassar marca das 50 mil inoculações

O Município de Viseu concretizou no último mês, em articulação direta com o ACES Dão Lafões, uma reformulação do Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) de Viseu. Este upgrade permite aumentar a capacidade de vacinação diária de 1000 para 6000 pessoas, dependendo dos recursos humanos e, essencialmente, do número de vacinas disponíveis. O aumento de capacidade, apesar de não estar a ser utilizado na sua totalidade, contribuiu diretamente para que o registo de inoculações no concelho de Viseu já ultrapasse as 53 mil.

“O Município procurou, desde o primeiro minuto, delinear a melhor estratégia para combater a pandemia. Foi isso que fizemos, por exemplo, no Pavilhão do Fontelo, apesar de muitos nos terem dito, em 2020, para desmontar a estrutura. Fizemos o mesmo com o Pavilhão Multiusos, colocando-o ao dispor da comunidade e do ACES”, refere Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. “Saber que, nos últimos dias, já ultrapassámos as 53 mil doses administradas da vacina contra a COVID-19 – num concelho com cerca de 100 mil habitantes – mostra que estamos no bom caminho”, salienta.

O CVC de Vises está instalado no Pavilhão Multiusos desde o dia 1 de fevereiro de 2021, por iniciativa da autarquia e em articulação direta e estreita com o ACES Dão Lafões. O local foi escolhido pela sua centralidade, condições criadas e facilidade de estacionamento e transporte. “Agimos sempre por antecipação, com base no planeamento praticável e em cenários expectáveis. A primeira versão/layout funcionou muito bem. Tínhamos oito cabines de vacinação e criámos as condições logísticas e estruturais para vacinar 1000 pessoas por dia (12h de funcionamento)”, explica Ermelinda Afonso, Vereadora responsável pela área da Saúde na autarquia viseense.

Quando no passado mês de abril foi anunciada a evolução da capacidade nacional de vacinação, e tendo em conta o reconhecimento da importância dos centros de vacinação em massa, o Município de Viseu antecipou-se mais uma vez. “Planeámos e projetámos um upgrade ao CVC de Viseu garantindo uma capacidade para vacinar 4.000 pessoas por dia (em 12h de funcionamento), podendo a mesma chegar às 6.000, dependendo da capacidade das equipas e, mais importante ainda, da disponibilidade de vacinas”, adianta Ermelinda Afonso, que espera que, em breve, a task force possa alocar mais recursos ao concelho de Viseu.

Recorde-se que o processo de vacinação no concelho de Viseu é da responsabilidade do ACES Dão Lafões. O Município de Viseu apoia o processo desde o início, tendo cedido o espaço para o Centro de Vacinação, para além de assegurar as condições logísticas de funcionamento da estrutura, desde segurança, limpeza, alimentação dos voluntários, climatização e conforto. A autarquia disponibiliza elementos do Banco Local de Voluntariado, que tem estado a dar apoio no CVC. Além disso, o Município, através da linha VISEU AJUDA e com o apoio inestimável das Juntas de Freguesias, assegura o transporte para o CVC a quem não tenha condições para o fazer. “Num concelho, com 507 km2 e uma população idosa espalhada por 25 Freguesias, este apoio era obrigatório e de imediato nos comprometemos com o mesmo”, conclui a Vereadora.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia