CDU candidata Ricardo Brites à Câmara de Cinfães

1470

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Cinfães nas eleições autárquicas é Ricardo Brites, que quer reforçar a presença da coligação neste concelho do distrito de Viseu.

“O objetivo principal é reforçar a presença da CDU no concelho. Faz falta a presença da CDU na câmara, assembleia municipal e assembleias de freguesia”, afirmou à agência Lusa Ricardo Brites, de 29 anos.

Funcionário do Partido Comunista, partido que com “Os Verdes” forma a Coligação Democrática Unitária, o candidato reiterou ser “importante reforçar o papel da CDU no concelho de Cinfães”.

“Uma CDU mais forte, necessariamente, terá mais capacidade na resolução dos problemas da população”, continuou.

Ricardo Brites salientou que Cinfães “é um concelho com muitas dificuldades, como muitos concelhos do Interior”, referindo as acessibilidades rodoviárias, e o acesso ao trabalho e aos serviços públicos de proximidade, “problemas que é preciso resolver”.

O cabeça de lista defendeu “mais facilidade de acesso às autoestradas 4 e 24”, para depois mencionar o estado de estradas municipais, de que destacou a via que liga Souto Rio a Pias, “onde as pedras continuam a ocupar a estrada”, lamentando: “Os acessos rodoviários não melhoram”.

“Na luta pelos cuidados de proximidade de saúde, já batalhámos muitas vezes pelo acesso à urgência, aos cuidados de saúde primários e também à especialidade de fisioterapia, que não existe no concelho”, referiu.

Ricardo Brites, a morar em Viseu e que já integrou listas a órgãos autárquicos de outros concelhos, mas é a primeira vez que é cabeça de lista, apontou, ainda, a remodelação da zona industrial de Cinfães, assinalando que o “alargamento não corresponde ao que era melhor para as populações”.

“Nespereira também necessita de uma zona industrial e seria uma solução tão ou mais viável do que o alargamento da de Cinfães”, disse o candidato, destacando, também, que no concelho há “muitas populações que não têm acesso à rede de abastecimento de água e de saneamento”.

Ricardo Brites reconheceu que Cinfães “sofre os mesmos destinos que tem sofrido o Interior do país”.

“Não houve investimento, não houve desenvolvimento. A população jovem não se mantém no concelho e, ainda que vivendo no concelho, trabalha noutros”, observou, considerando que “isto vai piorando, aos poucos, a situação” de Cinfães.

Os resultados preliminares dos Censos de 2021 indicam que o concelho de Cinfães tem atualmente 17.747 habitantes, menos 13,1% que há 10 anos, quando registava 20.427 residentes, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

A Câmara de Cinfães é liderada pelo PS, partido que nas eleições autárquicas de 2017 alcançou seis de sete mandatos. A coligação PSD/CDS-PP tem um vereador.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro são também candidatos o atual presidente do município, Armando Mourisco (PS), e Bruno Rocha (PSD/CDS-PP/PPM).