Castelo Novo celebra a “Fonte da Gardunha”

No âmbito do ciclo da Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, “12 em Rede – Aldeias em Festa”, irá ter lugar, no dia 19 de junho, em Castelo Novo, a iniciativa “Fonte da Gardunha”, que pretende celebrar a água, elemento que serve de inspiração a este evento.

 

Na Nascente Divina, no cimo da aldeia de Castelo Novo, brota a Água do Alardo e em que a nascente permite que o excedente flua encosta abaixo e a percorrer caminhos labirínticos que comunicam acusticamente.

 

Essa acústica irá dar largas ao imaginário e estimular histórias, num conjunto de atividades, ao longo do dia, que evocam a Fonte da Gardunha e recordam curiosidades e estórias, de acordo com o seguinte programa:

 

Águas do Alardo | 10h00 – 12h00

Visita guiada à fábrica de Águas do Alardo

 

Mercado da Belizandra | Todo o dia

Associação Cultural de Castelo Novo e BioEco

Espaço que integra a Associação Cultural de Castelo Novo, a Galeria Manuela Justino e Casa das Histórias e o mercado de produtos biológicos.

Produtos locais – Café/Snack-bar – Projeção na rua do filme Uma Aldeia – Cerejas

 

Percurso Histórico de Castelo Novo | Todo o dia

Áudio Tour – Percurso pelo património edificado da aldeia de Castelo Novo

Posto de Turismo de Castelo Novo

 

Uma Aldeia | Todo o dia

Manuel Ferreira, Tiago Porteiro, Ruben Páscoa

Áudio Tour – Visita orientada em autonomia

Percurso sonoro na aldeia de Castelo Novo, que convida os espectadores-ouvintes a construir e a recriar o espaço de Castelo Novo e a mapear e o tempo históricos, interagindo com o quotidiano visível e invisível dos habitantes da aldeia, desenhando caminhos e geometrias sobre o território e a memória de Castelo Novo.

 

Desvio | Todo o dia

O Desvio é uma intervenção sobre o som das terras de Castelo Novo, onde se procura descobrir a história e as estórias das suas gentes. A água revela-se aqui o fio condutor de toda esta narrativa, moldando a sua paisagem e regulando o pulsar dos seus habitantes. Esta intervenção consiste num conjunto de ações em forma de instalações sonoras e audiovisuais que procura retratar, através do som, toda a vida que irradia em Castelo Novo.

 

Marcação horária na Torre Sineira do Castelo

Reforço musical da marcação do sinal das horas e meias horas emitido pelos sinos.

 

Desvio | Todo o dia

Instalação audiovisual | Torre do Castelo

Vídeo em loop, com duração aproximada de 10 minutos, em reprodução na sala audiovisual do Castelo.

 

Percurso Sonoro no Centro de Castelo Novo

Entre a fonte da bica e o largo do pelourinho

Sonorização de um percurso, onde as ruas são sonorizadas em complementação dos sinais emitidos pela instalação da marcação horária na torre sineira. Aos sinais musicais são acrescentadas vozes e estórias de Castelo Novo.

Instalação Sonora e Visual com Altifalantes Flutuantes | Altifalantes colocados em balões de hélio.

            Instalação Sonora e Visual de Dispositivos Aquáticos Amplificados | Instalação audiovisual no edifício dos Antigos Paços do Concelho

 

Oficina “Ouvir a Água” | 15h00

Associação Sonoscopia

Grande parte da nossa escuta é feita pelos sons que são transmitidos pelo ar, e fortemente condicionados pela envolvente visual que os rodeia. E se ouvíssemos debaixo de água? Ou pela transmissão mecânica que é feita pelos materiais sólidos, ou até mesmo de olhos vendados? Nesta oficina viramos o nosso foco para os diferentes modos de ouvir, acompanhando os participantes num percurso de descoberta do som de Castelo Novo, e dando-lhes vários utensílios que permitem ouvir de formas insólitas e fascinantes

Duração: uma hora | Número de participantes: 15

 

DeGELO – DIAMANTE BRUTO | 15h00 – 20h00

Instalação Sonora / Escultura de João Bento e Deambulações Coreográficas de Elena Castilla

Instalação: 15h00 – 20h00 | Deambulações Coreográficas: 15h00, 17h00, 19h00 às 20h00

Entrada no bosque limitadas a 20 pessoas de cada vez, durante 30 minutos.

Com “DeGELO – Diamante Bruto”, João Bento pretende dar voz a uma causa fundamental, a preservação do planeta através da consciencialização para a importância da água. A peça, viva e fluida, quer transmitir sensações e emoções associadas ao fenómeno natural de descongelamento, traduzindo-se numa experiência multissensorial em que a visão, a audição e até o tacto são os sentidos mais presentes, sem no entanto esquecer os restantes.

 

O DeGELO apresenta-se, em Castelo Novo, no epicentro do elemento. Instalado no bosque onde a água do Alardo nasce e ganha vida, numa dança entre a purificação e a mineralização.

 

À MESA | 21h00

À Mesa das famílias da aldeia de Castelo Novo. Direção artística de Manuela Ferreira e Tiago Porteiro.

 

À MESA servem-se sabores, saberes e modos de ser e fazer próprios de famílias de Castelo Novo. Abrem as casas para a rua e montam À MESA, biografias, memórias e ficções culinárias. Dos louceiros saem objetos que contam histórias. Revelam-se e recriam-se receitas quase secretas e celebram-se À MESA íntimos rituais de encontro.

 

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

 

Para mais informações e inscrições no programa do evento é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do contacto telefónico 275 561 501 ou do e-mail castelonovo@fundaoturismo.pt, ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do contacto telefónico 275 913 395 ou do e-mail inovação@aldeiashistoricasdeportugal.com.

 

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo e associações locais, sendo apoiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu