Casa da Cultura de Santa Comba Dão quer passar a ter programação regular

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão apresentou hoje a primeira agenda cultural com programação regular e à qual pretende dar continuidade, com destaque para a música, mas sem esquecer outras artes, disse o diretor.

“Existe uma área predominante e a nossa é a música. Mas dentro desta Casa haverá sempre outras artes e procuramos diversificar e cruzar outras áreas culturais”, afirmou o diretor artístico Sérgio Neves.

Isto, porque, justificou, o Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) é a instituição residente na Casa da Cultura e, por isso, “a música estará sempre, por razões óbvias, na base” da programação.

No dia em que foi apresentada a programação do primeiro quadrimestre do ano, pela primeira vez, o diretor artístico, que assumiu agora funções, adiantou aos jornalistas que a regularidade de atividades tem a ver com o apoio para quatro anos da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

“Agora queremos trazer algo novo. O primeiro é o espetáculo de Circo Filarmónico, no dia 25, e depois seguem-se outros espetáculos de dança e outras áreas e fazermos o cruzamento entre elas. Queremos que o palco seja de todos”, reforçou.

Assim, a Casa apresentará em março a Incubadora da Criatividade, que representa uma “iniciativa inovadora e dinâmica para jovens talentos emergentes” e na primeira apresentação marca presença Jacinta Albergaria, uma meio-soprano membro do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e iniciou os estudos no CMAD.

Em parceria com a associação Trigo Limpo Teatro ACERT, haverá teatro infantil com a peça “Queres que eu te conte?” e também dança com “Rh – VO – Arte”, um espetáculo “inclusivo que explora a condição humana”.

A Filarmónica de Santa Comba Dão dá um concerto solidário em prol do Centro Social Paroquial de São Joaninho e a Orquestra de Jovens do Dão do CMAD apresenta “ReCordas Abril”, agendado para dia 25 de abril.

A Casa da Cultura, equipamento do município, que agora integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e investirá “150 mil euros para aquisição de equipamento digital de cinema” que permitirá sessões regulares.

O primeiro ciclo, “está agendado para novembro e será de cinema português”, anunciou Sérgio Neves que contou com a presença do diretor do CMAD, Luís Matos, do presidente e do vereador da Cultura da Câmara de Santa Comba Dão (distrito de Viseu), Leonel Gouveia e Agostinho Marques, respetivamente.

“Queremos assinalar estes 20 anos que a Casa da Cultura faz com um novo ciclo de programação, que seja uma ‘jornada sem fim…’ como é o slogan, porque é isso que queremos, que esteja com movimento e crescimento”, assumiu Agostinho Marques.

Leonel Gouveia acrescentou que um dos objetivos, com a programação cultural regular, “é trabalhar para transformar Santa Comba Dão na cidade da música e das artes e apresentar uma candidatura junto da Unesco” para ser.

“Hoje temos um número significativo de licenciados em música que fazem, neste concelho, disso a sua profissão e isto é muito gratificante. Penso que não haverá muitos concelhos no país que tenham isso”, destacou Leonel Gouveia.

Também hoje, anunciaram, para marcar este novo ciclo, vai estar disponível online a página oficial da Casa da Cultura de Santa Comba Dão onde é possível encontrar toda a programação.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia