CASA DA CALÇADA REABRE COM A MAIOR EXPOSIÇÃO DE FOTOJORNALISMO DO PAÍS

Edifício histórico irá acolher exposição “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”, na mesma data em que se assinala a inauguração da obra de requalificação.

A Casa da Calçada – uma das mais importantes casas senhoriais de Viseu, classificada como “imóvel de interesse público” – irá reabrir as suas portas esta sexta-feira, 19 de Junho, uma vez concluídas as obras da sua recuperação e reabilitação.

O evento de inauguração terá lugar pelas 17H30 e será transmitido em direto, através das redes sociais do Município de Viseu e do jornal PÚBLICO, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador da Cultura e do Património, Jorge Sobrado, e do Diretor do jornal PÚBLICO, Manuel Carvalho.

A Casa da Calçada é um edifício patrimonial especialmente marcante no coração antigo de Viseu. Situado na Calçada da Vigia, artéria confinante com o adro da Sé, é datado do século XVIII e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2006. O imóvel é um dos grandes exemplares das casas senhoriais de Viseu, com características típicas da arquitetura civil setecentista e uma fachada especialmente imponente.  A sua reabilitação teve início no final do ano de 2014 e representa um investimento que ascende a meio milhão de euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, “esta reabertura tem um grande significado para Viseu. É um património do centro histórico que é devolvido à comunidade e um exemplo de uma filosofia de intervenção do lado da reabilitação e não da reconstrução. A identidade arquitetónica e histórica do edifício está intacta.”

A inauguração é assinalada com o acolhimento daquela que é a mais importante exposição de fotojornalismo em Portugal, em 2020, ano em que Viseu se elege como território e destino de fotografia e cinema.

Intitulada “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”, a exposição revisita três décadas de trabalho de um dos meios de comunicação social mais marcantes sobre o Portugal pós-25 de Abril, apresentando imagens de alguns dos melhores fotojornalistas portugueses. A sua estreia nacional e residência em Viseu, até 21 de Setembro, conta com o patrocínio da VISEU MARCA e MOVECHO.

Ali, os comissários da exposição – Lara Jacinto, José Soudo e Luís Filipe Catarino – apresentam uma seleção de 60 imagens, a partir de mais de 4 mil, com alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos 30 anos, registados pela lente de fotógrafos que fizeram a história do jornal e do país, como Alfredo Cunha, Manuel Roberto, Paulo Ricca, Enric Vives-Rubio, Adriano Miranda ou Carla Carvalho Tomás, entre muitos outros.

Para Manuel Carvalho, Diretor do PÚBLICO, esta exposição “é uma forma de retratar a visão particular que o Público e os seus fotojornalistas captaram da evolução do país nos últimos 30 anos. Uma visão inspirada e motivada pela cobertura da actualidade que, como jornal, procuramos garantir todos os dias, mas também muito marcada por uma forma de ler e captar o mundo muito singular: a visão dos nossos fotojornalistas que, com o passar dos anos, criaram uma escola de fotografia única no país.”.

“Esta exposição marca com um selo de qualidade o ano dedicado à arte e à cultura da fotografia em Viseu. É uma viagem pela história do país, mas também ao poder da imagem na construção de uma identidade social e de uma memória coletiva”, considera por sua vez o Vereador da Cultura e diretor da VISEU MARCA, Jorge Sobrado.

Na inauguração, e antes de uma visita guiada à exposição, terá lugar uma conversa sobre o tema “Pode uma boa imagem salvar-nos?”, em torno do papel do fotojornalismo no mundo de hoje, com a participação de Manuel Roberto e Miguel Manso, editores de fotografia do PÚBLICO, Alfredo Cunha e Luís Vasconcelos, primeiros editores de fotografia do jornal, Fátima Lopes Cardoso, investigadora, e Nuno André Ferreira, fotojornalista e Embaixador de Viseu para a Fotografia, com a moderação de David Pontes, subdiretor do PÚBLICO.

O público poderá visitar esta exposição a partir do próximo sábado, sem necessidade de marcação prévia. Entre as terças e sextas-feiras, das 14H00 às 18H00; sábados e domingos, entre as 10H00 e as 13H00, e as 14H00 e as 18H00.

A Casa da Calçada irá, ainda, acolher, num futuro próximo, um equipamento cultural dedicado ao espólio da família Keil do Amaral e, simultaneamente, à história da arte em Portugal, reunindo várias gerações de artistas entre os séculos XVIII e XXI.

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

maleitas-de-portugal
image00020
espetáculo teatro
Planeta-Terra-1200x1200
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil