CANTARES DAS JANEIRAS MANTÊM A TRADIÇÃO

1602

No concelho de Tabuaço a tradição dos Cantares das Janeiras continua a manter-se e assim se vão mantendo alguns dos valores culturais que identificam um povo, passando de geração em geração. Ameaçado de extinção, a Câmara Municipal tem vindo todos os anos a realizar este evento e de uma forma rotativa pelas freguesias, para que a população possa reviver estes hábitos.
Este ano a Freguesia de Arcos, foi a eleita para a realização do evento e a igreja matriz, o palco onde os grupos participantes fizeram a exibição, participando no X Encontro realizado no passado sábado dia 16.
Ao convite da autarquia respondeu o Rancho Folclórico de Granja do Tedo, Grupo de Cantares de Barcos, Tuna de Tabuaço, Coral Vox Angelorum de Távora e o anfitrião Grupo Coral de Arcos. Cada grupo, interpretou 3 músicas tão diversas, algumas delas bem conhecidas do público, mas todas com o mesmo sentido, para lembrar e manter vivas estas seculares tradições, que importa preservar no futuro.
No final o presidente da Câmara Carlos Carvalho, deixou uma palavra de agradecimento e o desejo de que o Ano Novo que agora iniciou, seja o espaço de tempo para a concretização das realizações de cada um e suas famílias, entregando aos representantes dos grupos, um troféu de participação, cerimónia que contou também com a presença do vice-presidente José Carlos Silva, do presidente da Assembleia Municipal Leandro Macedo e presidente da Junta de Freguesia anfitriã, Luciano Gomes.
Foi ainda anunciada a decisão de que, o XI Encontro a realizar no próximo ano, será em Granja do Tedo e a festa terminou no salão da Junta de Freguesia, com um agradável lanche-convívio registando-se momentos de uma saudável confraternização, onde a animação se prolongou por mais algum tempo.