Cancro: a luta não pode parar

Todas as famílias já lidaram com o cancro. Todos temos amigos que lutam contra o cancro. Esse terrível imperador do mal que não escolhe géneros, idades, estratos sociais ou raças e só em Portugal mata 79 pessoas por dia, o que significa 3 por hora! Há mais de 50 mil novos casos da doença por ano no país. É a segunda causa de morte no mundo, com 9,6 milhões de óbitos anuais.

Nos países em desenvolvimento estima-se que o número de casos duplique. O sofrimento que os doentes oncológicos passam e quem com eles partilha a vida é imensurável. Lidar com este infortúnio é das maiores dificuldades – se não a maior, que o Ser Humano tem. Que “desenvolvimento” é este?!

Na generalidade, afirmam os psicólogos, o cancro é vivido num absoluto silêncio de emoções e os familiares e amigos dos doentes diagnosticados com cancro também necessitam de ajuda emocional. Estudos revelam que esta doença afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos.

Vivemos em tempo de pandemia, mas os rastreios não devem ser interrompidos e os tratamentos não podem ser suspensos. Não se pode ter receio de se ir às unidades de saúde que garantem as medidas de segurança necessárias.

O valor da vida humana é desvalorizado em relação ao dinheiro. Existe na sociedade a convicção que o negócio se sobrepõe à saúde. “As grandes farmacêuticas opõem-se à substituição de combinados já aprovados bem mais baratos por fármacos mais caros” assinala Chris Sander pai da bioinformática, referindo que as mesmas “fizeram grandes contribuições para curar o cancro, mas não estão interessadas em fazer ensaios clínicos se não têm oportunidade de ganhar uma grande quantia de dinheiro”.

Os líderes políticos mundiais deviam definir prioridades e a obrigatoriedade de se cumprirem acordos no que diz respeito ao Ser Humano e ao Meio Ambiente. A vida é o que de mais importante temos e todos unidos podemos dar uma qualidade de vida a muitos amigos que não a conseguem ter por falta de coragem política, a nível mundial.

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro. O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença. Nunca é demais trabalharmos para o bem-estar comum. A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.

Abraço solidário.

Texto de Vítor Santos Embaixador do PNED)

Ilustração de Paulo Medeiros

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu